(Rio de Janeiro, RJ)
A disputa do território amazônico: uma situação tensa, conflituosa, e mais importante hoje do que nunca, não só pelo risco de redução dos direitos que os grupos indígenas vem temendo, mas pela crise desenfreada que é o aquecimento global. Frederico Filippi explora justamente estes temas em “Cobra Criada”, exposição inaugurada pela Galeria Athena no dia 19 de fevereiro. A partir da relação de atrito, o artista faz uma metáfora da situação de disputa do território amazônico, com intuito de chamar atenção para o que está acontecendo na região.
Vinte obras inéditas do artista paulista ocupam todo o espaço expositivo da galeria. Os trabalhos tratam da questão do desmatamento e dos conflitos gerados pelo embate entre o poder econômico e os modos de vida não hegemônicos, em desenhos e instalação que enfatizam os materiais utilizados – metal e madeira – e os atritos geradores de fluxos invisíveis, como uma metáfora política.
Atualmente, o artista vem focando sua pesquisa sobre as ficções presentes nas relações invisíveis dos processos civilizatórios na região da Amazônia. Os trabalhos são uma reflexão constante sobre a disputa pelo território causada pelo desmatamento das reservas ambientais, pela industrialização, pela exploração mineral e pelas rotas de contrabando de drogas.
É a segunda individual de Filippi na galeria carioca, que abriu suas portas recentemente, em setembro do ano passado. Produto de uma junção das experiências da Athena Contemporânea e da Athena Galeria de arte, dois reconhecidos espaços de arte na cidade.
“Cobra Criada”, individual de Frederico Filippi
Curadoria por Fábio Zuker
Em cartaz de 19 de fevereiro a 06 de abril de 2019
Galeria Athena
Rua Estácio Coimbra, 50 – Botafogo, Rio de Janeiro
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 11h às 19h. Sábado, das 12h às 17h
Tel:(21) 2513.0703
Entrada Gratuita