(São Paulo, SP)
Além do acervo permanente original, a Pinacoteca do estado de São Paulo apresenta desde o dia 16 de fevereiro novas aquisições de quatro artistas brasileiros: Marcius Galan, finalista do PIPA 2010 e vencedor do PIPA 2012, Regina Parra, Débora Bolsoni e Matheus Rocha Pitta, finalista do PIPA 2012. As quatro obras serão exibidas ao público em uma exposição até junho, que foi pensada, com curadoria de Fernanda Pitta, para dialogar com o acervo permanente do museu.
Marcius Galan apresenta uma obra interativa, Seção Diagonal (Prisma Fumê), de 2012, que é exibida do lado oposto para criar uma ilusão de ótica “por meio de intervenções no ambiente”. O artista utiliza tinta na parede, madeira e cera no piso para simular ao público que se aproxima e entra na obra a presença de vidro na instalação. “É um trabalho muito simples, mas dá uma sensação estranha de que há um volume virtual”, analisa José Augusto Ribeiro, também curador da Pinacoteca. “É um trabalho de pintura, mas cria um volume, como uma escultura, e tem contatos com o minimalismo norte-americano.”
Além de Galan, Matheus Rocha Pitta também propõe uma obra interativa. Primeira Pedra (2015-2016) consiste em uma troca, na qual o público pode levar as pedras da obra – pequenas rochas sobre folhas de jornais do dia anterior – para casa, mas sob a condição de deixar, no lugar, uma pedra trazida da rua.
Lição de Mímese (2004-2006), da carioca Débora Bolsoni, é uma série de molduras de espelhos que abrigam lousas recortadas. Contudo, esses espelhos não refletem a imagem, “o que leva a uma discussão sobre a capacidade da arte de refletir a realidade”. A última obra em exposição é Chance (2015-2017), de Regina Parra, um letreiro em néon vermelho com a frase “A grande chance”.
Marcius Galan: Seção (prisma fumê)
Curadoria de José Augusto Ribeiro
Regina Parra: Chance (2015-2017)
Curadoria de Amanda Arantes
Débora Bolsoni: Lição de mimese
Curadoria de Pedro Nery
Matheus Rocha Pitta: Primeira Pedra e Acordo
Curadoria de Fernanda Pitta
Pinacoteca de São Paulo
Praça da Luz, 02, São Paulo – SP
Horário de funcionamento: Quarta a segunda, das 10h às 17h30 com permanência até as 18h
Tel. 11 3324-1000