Cinthia Marcelle e Jean Meeran, Capa Morada, 2003. Foto da série. Cortesia dos artistas e Galeria V ermelho

Artistas brasileiros e sul-africanos dialogam em “Conversas em Gondwana”

(São Paulo, SP)

Gondwana foi o supercontinente que há mais de 200 milhões de anos reunia as massas continentais que conhecemos hoje como América do Sul, África, Antártica, Austrália e Índia. Na exposição “Conversas em Gondwana”, o objetivo é fazer alusão a este passado geológico distante e intensificar o fluxo de práticas e pesquisas entre os artistas, curadores, e pesquisadores da região, que por ter uma conexão geográfica perdida, têm uma história abertamente interligada, muitas vezes esquecida.

“Conversas em Gondwana” promete trazer reflexões e resultados inéditos. O projeto é uma plataforma de pesquisa e experimentação em arte contemporânea entre países do Sul. A proposta das curadoras Juliana Caffé e Juliana Gontijo foi convidar cinco duplas de artistas da África do Sul e do Brasil para se corresponderem durante um ano sobre temas de interesse mútuo. O resultado foi a criação de obras colaborativas que serão expostas no Centro Cultural de São Paulo a partir de 7 de fevereiro de 2019.

Os artistas convidados são Clara Ianni, finalista do PIPA 2016, e Mikhael Subotzky; Paulo Nimer Pjota, vencedor do PIPA Online 2014, e Siwa Mgboza, Aline Xavier e Haroon Gunn-Salie, Ana Hupe e Gabrielle Goliath; Daniel Lima e Ismail Farouk. A coletiva propõe repensar questões como as de identidade, gênero e dinâmicas urbanas de exclusão, e reconsiderar o que pensamos como dado na história mundial. Temas que afetam ambos estes países emergentes.  Os artistas serão oferecidos um intercâmbio e uma residência, os sul-africanos virão para o Brasil para o desenvolvimento e a ativação das obras com seus respectivos parceiros brasileiros. Além disso, a exposição apresenta uma programação pública, que inclui conversas abertas e performances. No dia 9/2, por exemplo, das 14h às 18h, haverá conversas com as duplas de artistas no espaço expositivo.

A exposição apresentará tambem uma seleção de trabalhos intitulada “Arquipélago”. As obras relacionam os conceitos desenvolvidos pelas duplas e ampliam a dimensão colaborativa do projeto, pois perpassa questões que foram levantadas.  Os artistas participantes são: Cinthia Marcelle, finalista do PIPA 2010 e indicada ao PIPA 2013Marcelo Moscheta, finalista do PIPA 2010 e vencedor do PIPA Voto Popular Exposição 2010Thiago Rocha Pitta, finalista do PIPA 2012, Jean Meeran, Kemang Wa Lehulere, Penny Siopis e Renata de Bonis.

“Conversas em Gondwana”, coletiva com participação de Clara Ianni, Paulo Nimer Pjota, Cinthia Marcelle, Marcelo Moscheta,Thiago Rocha Pitta
Curadoria de Juliana Caffé e Juliana Montijo
Em cartaz de 07 de fevereiro a 07 de abril

Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000, Paraíso, São Paulo, SP
Horário de funcionamento: ter a sex, das 10h às 20h, sab, dom e feriados, das 10h às 18h
Entrada franca.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA