(São Paulo, SP)
Dentro da discussão espaço/tempo recorrente na arte contemporânea, o Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM, abre a exposição coletiva Passado/Futuro/Presente. A mostra, que passou em 2017 pela Phoenix Art Museum, nos Estados Unidos, em parceria com o MAM, reúne 72 obras de arte contemporânea do acervo do museu produzidas entre 1990 e 2010. A ideia da exposição surgiu para mostrar aos americanos uma arte contemporânea brasileira a qual eles não dispoem de fácil acesso.
“Com essa mostra, revelamos aos estrangeiros um Brasil com o qual não estavam familiarizados. Para o público brasileiro, queremos trazer a mesma sensação de surpresa com trabalhos contemporâneos de artistas renomados e também dos menos conhecidos”, explica o curador Cauê Alves, do MAM, que trabalhou com curadoria conjunta da norte-americana Vanessa Davidson, do Phoenix Art Museum. Vanessa acrescentou que “eles falam com fluência em linguagens artísticas com foco na cena global, ao mesmo tempo que sua arte, imbuída tanto de especificidade local quanto de ressonância universal, tornouse, ela mesma, um ponto de referência internacional”, referindo-se à expressão da cultura brasileira comum entre os artistas, como passado histórico e regras sociais, e como a globalização interferiu nesse processo criativo.
Assim, a mostra apresenta, entre outros artistas, obras de Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Tunga, Carmela Gross, Cinthia Marcelle, finalista de 2010, José Damasceno, Lenora de Barros, Antonio Dias, Marcius Galan, Anna Bella Geiger, Pedro Motta, Rosângela Rennó, Thiago Rocha Pitta.
Passado/Futuro/Presente, mostra coletiva
Curadoria de Cauê Alves e Vanessa Davidson
Em cartaz de 22/01 a 21/04 de 2019
Museu de Arte Moderna de São Paulo
Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – São Paulo, SP
Horário de funcionamento: ter – dom., das 10 às 18h