Tinho explora a infância para questionar a realidade

(Rio de Janeiro, RJ)

No senso comum, a infância é vista pela sociedade como uma fase de ingenuidade, de sonhos e de esperança no futuro. E é a partir desse período da vida que Tinho, 2º lugar do PIPA Online 2012 e um dos grandes nomes da arte urbana nacional, idealizou a individual Quem me navega é o mar”, para a Galeria Movimento Arte Contemporânea, no Rio. Com curadoria de Marcus de Lontra Costa, a exposição fica em cartaz até dia 05 de janeiro.

“Escolhi o Mar de Brinquedos para ser o primeiro desdobramento das sete telas que compõem a série porque uma das minhas pesquisas é a respeito da formação do ser humano no ambiente metropolitano. É com os brinquedos que a criança faz experimentos de coisas que ela observa no mundo real em um ambiente imaginário”, explica o artista, que apresenta 16 pinturas à óleo, em que “os brinquedos (tema das telas) são o fio condutor para uma viagem pela subjetividade infantil”, além de shapes de skate e bonecos de pano. Assim, o artista explora não só os objetos industrializados, mas também os brinquedos criados a partir da imaginação infantil.

Ao visitar a exposição, o público pode doar brinquedos, que serão entregues ao Instituto da Criança distribuídos para crianças carentes.

Quem me navega é o mar, individual de Tinho
Curadoria de Marcus de Lontra Costa
Em cartaz de 29 de novembro a 05 de janeiro

Galeria Movimento Arte Contemporânea
Av. Atlântica 4.240 | Lojas 212 e 213 | Copacabana | Rio de Janeiro
Horário de funcionamento: ter – sexta, das 10h30 às 19h; sábados, das 12h às 18h
55 21 2267 5989
Entrada franca


Tagged:


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA