(Rio de Janeiro, RJ)
Fixada na escada da entrada da Villa Aymoré, na Glória, a site specific de Henrique Oliveira foi finalizada após algumas semanas de um processo cuidadoso e extenso de montagem. O trabalho ganhou novos volumes desde sua idealização e ficou maior do que o próprio artista tinha planejado inicialmente. Para Gabriela Davies, curadora da Villa Aymoré, a instalação – que será permanente – enriquece ainda mais o espaço e reforça a ideia de fazer da Villa um ponto de encontro e de reflexão sobre a arte.
Nas palavras de Camillo, o trabalho, que lembra as texturas de uma árvore, “avança sobre a arquitetura e desestabiliza um pouco a circulação no próprio espaço”. É quase como se a natureza reivindicasse e retomasse seu espaço que fora anteriormente tomado pela construção.
A inauguração da escultura está agendada para 08 de dezembro, mesmo dia em que estreia no mesmo local a coletiva “A fio, à cor”, curada por Gabriela Davies, com participação de Christian Henkel, Isabelle Borges, Goia Mujalli e Marcia Thompson.
Confira a conversa entre Luiz Camillo Osorio, curador do Prêmio PIPA, Gabriela Davies, curadora da Villa Aymoré, e Henrique Oliveira sobre a site specific: