Foto Divulgação

Marcius Galan explora origens indígenas em “Mará-obi”

(São Paulo, SP)

O Museu da Cidade de São Paulo aproveita a estrutura em rede para trazer mais uma exposição conectada. “MORUMBI, CAXINGUI, BUTANTÔ, com curadoria de Douglas de Freitas, recebe em três das 12 construções que formam o acervo arquitetônico do conjunto cultural os artistas Marcius Galan, vencedor do Prêmio PIPA 2012, Cinthia Marcelle, finalista do Prêmio PIPA 2010 e indicada em 2013, e Matheus Rocha Pitta, indicado ao PIPA em 2011, 2013 e 2016 e finalista do PIPA 2012.

O ambiente de origem rural do século XVII – época da formação urbana inicial dessa região de São Paulo – potencializa o tema central da mostra de Galan, a herança indígena do país. Com Mará-obi, Galan parte dos possíveis significados da palavra Morumbi, que remete a lutas, cilada, peleja oculta e os mescla com a tipologia de grades e cercas – comuns no cenário contemporâneo – para criar instalações que desconstroem grades para se tornarem lanças. Com isso, na Capela Morumbi, ele utiliza um artefato normalmente associado à defesa para representar “resistência”. Dentro dos dilemas e paradoxos, Galan cria antíteses entre a São Paulo pré-colonial e a São Paulo contemporânea através das lanças, grades, cercas e muros.

 

“MORUMBI, CAXINGUI, BUTANTÔ, coletiva com Marcius Galan , Cinthia Marcelle e Matheus Rocha Pitta
Curadoria de Douglas de Freitas
Em cartaz de 01 de setembro de 2018 a 17 de fevereiro de 2019

Museu da Cidade de São Paulo
Av. Morumbi, 5387 – Morumbi, São Paulo – SP
Horário de funcionamento: ter – dom, das 9h às 17h
 (11) 3772-4301



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA