Bárbara Wagner & Benjamin de Burca, "Rise", 2018, vídeo 2K, cor, áudio, 20’00”

Bárbara Wagner estreia “Rise”, um retrato do universo musical de jovens canadenses

(São Paulo, SP)

Quando a fusão de palavra e música é colocada como desafio para jovens de grupos periféricos, muitas vezes o imaginário social associa esse exercício à prática do rap ou do hip hop. No entanto, na contramão dessa visão estereotipada, Bárbara Wagner, ganhadora do Prêmio PIPA 2017, e Benjamin de Burca, lançam o filme “Rise”. A produção, que foi resultado do projeto de residência concedido pelo Prêmio PIPA à artista, na Residency Unlimited, em Nova York, – que foi também comissionado pelo AGYU (Art Gallery of York University, Toronto) – narra o universo musical de jovens de Scarborough, periferia de Toronto, no Canadá.

O filme investiga a trajetória desses poetas e cantores que participam de RISE, “Reaching Intelligent Souls Everywhere”, projeto do poeta canadense Randell Adjei, que desde 2012 provoca esses jovens a contar suas histórias e experiências pessoais em melodia. O movimento utiliza o conceito de edutainment (education e entertainment) para expandir o universo cultural desses descendentes de africanos e caribenhos que, muitas vezes, são marginalizados pelas origens periféricas e associados à realidade violenta e misógina.

A produção de Barbara Wagner e Benjamin de Burca, que estreia dia 4 na Galeria Fortes D’Aloia, em São Paulo, acompanhou o grupo – que valoriza histórias de amor, trabalho e justiça – em uma estação de metrô recém-inaugurada em Toronto, que simboliza a união entre cidade e periferia. A linguagem do filme torna tênue o hibridismo entre documentário e ficção e valoriza a poesia e o multiculturalismo.

“Rise”, produção cinematográfica de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca
Direção de
Abertura: 04 de setembro, das 19h às 22h
Em cartaz de 04 de setembro a 06 de outubro

Galeria Fortes D’Aloia
Rua Fradique Coutinho, 1500, Vila Madalena, São Paulo
Horário de funcionamento: ter – sex, das 10h às 19h; sab, das 10h às 18h
T +55 11 3032 7066
www.fdag.com.br

 


Tagged: ,


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA