Carla Chaim, "Ronda", 2018

Último fim de semana de “Ronda”, individual de Carla Chaim

(São Paulo, SP)

Uma performance pensada, atuada, filmada e exibida no mesmo local. Com essa proposta, Carla Chaim, indicada ao Prêmio PIPA 2016, finaliza neste fim de semana a exposição “Ronda”, na Casa Sertanista do Museu da Cidade de São Paulo. Na mostra, a artista projeta uma série de vídeos e apresenta objetos inéditos, resultado de experimentações no espaço físico, que revelam características do ambiente e sugerem possíveis interações com a casa.

Em um dos filmes, a idealizadora do projeto ronda o local, no por do sol, com uma bandeira negra de papel carbono – que está à mostra na sala da casa. Em suas obras, Carla tenta transmitir os conceitos de repetição e controle por meio de “regras pré-estabelecidas” e “movimentos físicos na elaboração de um desenho” para expressões corporais que provoquem discussão social.

Ao lado, na Casa Bandeirante, Albano Afonso apresenta “Luz encarnada em corpo/Corpo evanescido em luz”, em que exibe uma série de instalações em bronze, cristais e espelhos. Os objetos são contornados por luzes e produzem formas em sombras e efeitos ópticos através de projeção e refração.

“Ronda”, individual de Carla Chaim
Curadoria de Douglas de Freitas
Em cartaz de 16 de junho a 19 de agosto

Museu da Cidade de São Paulo
Rua Roberto Simonsen, 136, São Paulo
Funcionamento: ter – dom, 9h às 17h
T: (11) 3105-6118
museudacidade@prefeitura.sp.gov.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA