Semana de arte 2018 retoma Modernismo brasileiro com enfoque na produção negra e feminina

(São Paulo, SP)

Em busca das raízes do Modernismo brasileiro, a segunda edição da “Semana de arte”, no Pavilhão das Culturas Brasileiras no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, tenta resgatar uma parte importante da história cultural do país: a Semana de arte de 1922. Em 2018, no entanto, a feira, cuja curadoria é do mexicano Pablo Léon de la Barra – responsável pela seção de arte latino-americana do Guggenheim de Nova York e pela curadoria geral do MAC Niterói -, tenta abordar temas mais abrangentes, como a produção Modernista de artistas afrodescendentes e de mulheres. Segundo o curador, essa parcela da arte foi “reprimida” e “menos explorada” no século anterior.

Comandada pelos galeristas Luisa Strina e Thiago Gomide, pelo curador Ricardo Sardenberg e pelo empresário cultural Emilio Kalil, ao todo, 43 galerias nacionais e internacionais vão expôr no pavilhão, como a Casa Triângulo, Galeria Jaqueline Martins, Galeria Luisa Strina, Galeria Nara Roesler e Galeria Vermelho. Durante os dias 01 e 03 de setembro, a mostra oferece exposições de artes visuais, artes cênicas, dança, cinema e literatura, além de tours em pontos de referência da arquitetura Modernista de São Paulo organizados por Aieto Manetti e ciclos de debates e documentários comandados por Elisa Gomes.

Entre os artistas selecionados pelas galerias, Arjan Martins, indicado ao Prêmio PIPA 2018, Alvaro Seixas, Ayrson HeráclitoAna Mazzei, Dalton PaulaMarcone Moreira e Ana Prata expõem algumas de suas obras no Pavilhão. O local escolhido para a mostra também representa a força cultural da cidade, pois já houve intenção de transformar o lugar, no centro do Parque, em uma instituição mais lucrativa por meio de concessão.

“Semana de arte”, mostra com Arjan Martins, Alvaro Seixas, Ana Mazzei, Ayrson Heráclito, Dalton PaulaMarcone Moreira e Ana Prata
Curadoria de Pablo Léon de la Barra
Em cartaz de 01 a 03 de setembro de 2018

Pavilhão das Culturas Brasileiras
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Ibirapuera, São Paulo
Horário de funcionamento: 12h às 20h
info@parqueibirapuera.org



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA