Clara Ianni, “Repetições”, 2018

“Repetições”, de Clara Ianni, retoma arte feita na Ditadura Militar para pensar política atual

(São Paulo, SP)

A transferência de fatos já ocorridos para o momento presente pode ter alguns significados simbólicos: acesso à memória ou retorno de um trauma não elaborado. Em “Repetições” (2018), Clara Ianni retoma “Arena Conta Zumbi”, a primeira peça teatral que se manifestou contra o regime militar, realizada pelo Teatro de Arena, em 1965.

Agora, em uma conexão entre passado e presente, Ianni discute a política brasileira atual – motivada pelo impeachment da ex-presidente Dilma, em 2016 – através das memórias do ator da produção dos anos 1960, Izaías Almada. O um vídeo foi gravado na antiga sede do grupo teatral e utiliza técnicas dramatúrgicas próprias do Teatro de Arena.

Sem se propor a reproduzir a montagem no modelo original, o vídeo a recria para evidenciar “utopia e catástrofe, vigor e debilidade, entre memória do corpo e memória do documento”. Para isso, são utilizados elementos como o texto reproduzido na Arena e o contexto da peça.

 

“Repetições” (2018), filme de Clara Ianni
Em cartaz de 28 de agosto a 29 de setembro de 2018

Galeria Vermelho
Rua Minas Gerais, 350, Higienópolis, São Paulo, SP
Horário de funcionamento: ter – sex, das 10h às 19h; sab, das 11h às 17h
T: 11 3138-1520
info@galeriavermelho.com.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA