trabalho de Odires Mlászho

“Queermuseu” reabre no Parque Lage do Rio

(Rio de Janeiro, RJ)

“Democracia” e “inclusão“ foram os termos citados por Gaudêncio Fidelis, curador de “Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira”, para definir a essência da exposição que reabre no sábado, no Parque Lage do Rio. Depois de ter sido censurada em setembro de 2017, no Santander Cultural, em Porto Alegre, e vetada do Museu de Arte do Rio (MAR) pelo prefeito Marcelo Crivella, a mostra volta à agenda cultural do país e tenta reforçar o direcionamento emancipatório da arte. A remontagem discute a temática “queer”, termo que define pessoas que não se encaixam nos padrões de heterossexualidade e binarismo de gênero.

O “Queermuseu” vai receber 223 obras de 85 artistas, incluindo 13 nomes indicados ao Prêmio PIPA – entre eles os finalistas Antonio Obá e Assumed Vivid Astro Focus (Avaf), das edições de 2017 e 2018, respectivamente –, que percorrem a questão da diversidade LGBTQIA+ desde meados do século 20 até a atualidade. Além das exibições em cavalariças, a mostra também promove o “Fórum Queermuseu”, uma série de debates em torno de identidade de gênero, orientação sexual e intolerância, como “a judicialização da arte”, “o caso Queermuseu: entre a liberdade e a censura”, “teoria queer” e “fake news”. No dia da estreia, o local recebe ainda a Feira Tijuana de Arte Impressa, a primeira feira de livros de artista organizada no Brasil.

Para a realização da mostra, a Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage recebeu mais de R$1 milhão em doaçōes em 58 dias, a mais bem sucedida campanha de financiamento coletivo do país. Além do apoio do público, a iniciativa contou com o engajamento de artistas como Caetano Veloso, que promoveu um show também no Parque Lage para divulgar um leilão que acumulou recursos para a montagem.

 

“Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira”, exposição coletiva
Curadoria de Gaudêncio Fidelis
Em cartaz de 18 de agosto a 16 de setembro de 2018.

EAV Parque Lage
Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro
Funcionamento: seg – sex, 12h às 20h; sab e dom, 10h às 17h.
T: (21) 2334-4088
cursos.eavparquelage@gmail.com



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA