(Rio de Janeiro, RJ)
Diante da crise político-econômica e da violência, ainda mais arte. Esta parece ser a resposta do Rio de Janeiro às crescentes ameaças ao seu patrimônio cultural. Assim, em abril deste ano, a Casa Roberto Marinho, focada em arte moderna, foi aberta no Cosme Velho; em agosto, depois de muito ansiedade, o Queermuseu finalmente estreia no Parque Lage. E, neste sábado, 04 de agosto, um grupo de jovens artistas inaugura um novo espaço de arte independente em Botafogo, a Caixa Preta.
Ocupando um casarão dos anos 1930 de 132 m², o espaço busca fomentar a arte contemporânea através do desenvolvimento de pesquisas, colaborações e interdisciplinaridade, além de oferecer preços mais acessíveis do que aqueles praticados pelo mercado. A proposta poderá ser conferida na prática em “Pouso de Emergência”, sua exposição inaugural. Curada por Rafael Bqueer e Vinícius Monte, a mostra reúne 31 artistas de diferentes partes do país. Entre eles, Diego de Santos, vencedor do PIPA Online em 2014, que apresenta a série “Uma das partes, mas são muitas, iguais ou não, de um todo ou nenhum”. Inspirados nas transformações da paisagem da Zona Portuária que o artista vem observando desde a sua mudança para a cidade (ele nasceu em Caucaia, no Ceará), os desenhos têm como suporte pedaços de madeira descartados por madeireiras da área.
– Os bairros dessa região vivem uma dinâmica de remoções urgentes, reparos intermináveis e edifícios recém-construídos desocupados, revelando que a proposta dos projetos de melhoria não dialoga com o lugar – explica o artista, acrescentando que, apesar de apresentar uma ilusão de um “futuro melhor”, esse processo de gentrificação acaba deixando tudo pela metade. – Os desenhos comentam a falha dos projetos de melhoria quando o equipamento empregado nas mudanças é representado como possibilidade de habitação. Confira algumas das obras exibidas na coletiva:
“Pouso de Emergência”, coletiva com Ana Almeida, Ana Clara Tito, Ana Hortides, Andrea Pech, Antonio Gonzaga Amador, Bia Leite, Carla Santana, Clarice Rito, Davi Vasconcelos, Diego de Santos, Elilson, Emilia Estrada, Enorê, Gabriel José, Gustavo Duarte, Herbert de Paz, Hermano Luz, Ian Raposo, Jessica Kloosterman, Laís Amaral, Lorena Pazzanese, Lucas Roberto, Mateus A. Krustx, N+NN, Não Fui Eu, Pavão, Rodrigo D’Alcântara, Rodrigo Pinheiro, Vinicius Davi, Yago Toscano e Ygor Landarin
Curadoria de Rafael Bqueer e Vinícius Monte
Em cartaz de 04 a 11 de agosto de 2018
Abertura: Sábado, 04 de agosto, entre de 16h às 22h
Caixa Preta
Travessa Dona Marciana, 31 – Botafogo
caixapreta.atelie@gmail.com