(São Paulo, SP)
Explorando a relação entre a sociedade contemporânea e o conceito de tempo, a exposição “Avesso Viés”, em cartaz até 21 de julho na SIM Galeria, apresenta doze artistas que lidam hoje com o têxtil em suas mais diversas possibilidades. “Uma matéria cuja substância, o tempo, é tanto fonte de fascínio quanto de estranhamento”, define Paulo Miyada, curador da mostra.
Participam da exposição artistas que abarcam uma gama de materiais flexíveis, naturais ou sintéticos, que os trabalham através de gestos como cortar, manchar, torcer, desfiar, esgarçar, virar do avesso. Daniel Albuquerque, Marina Weffort e Yuli Yamagata integram a lista de artistas participantes.
Miyada, em seu texto curatorial, compara: “Como qualquer costureiro ou costureira sabem, basta fazer um corte oblíquo na trama ortogonal de um tecido para interromper sua regularidade, produzindo uma peça de tecido chamada em português de viés”. O crítico aponta, assim a percepção de que um gesto é suficiente para que uma duração extensa se transforme em um instante presente. “É isto que se experimenta, com delicadeza ou violência, humor ou obsessão, nas obras dos artistas contemporâneos aqui reunidos”, conclui Miyada.
“Avesso Viés”, exposição coletiva de André Azevedo, Daniel Albuquerque, Daniel Senise, Frank Ammerlaan, Janaina Mcquoid, Jarbas Lopes, Jessica Mein, Lucio Fontana, Marina Weffort, Nelson Leirner, Tonico Lemos Auad e Yuli Yamagata
Curadoria por Paulo Miyada
Em cartaz de 9 de junho a 27 de julho de 2018
SIM Galeria
Rua Sarandi, 113A – Cerqueira César
Funcionamento: seg – sex, 10h às 19h; sab 10h às 15h
T: (11) 3062-8980
info@simgaleria.com