José Patrício, "Trajetórias sobre preto“, 2016, foto por Robson Lemos Divulgação

Felipe Scovino assina curadoria de “Precisão e Acaso”

(Brasília, DF)

Reunindo cerca de 40 obras produzidas por José Patrício nos últimos sete anos, “Precisão e Acaso” ocupa o Museu Nacional do Conjunto Cultural da República a partir desta quinta-feira, 19 de julho. Além de exibir uma espécie de retrospectiva da carreira do artista, a individual curada por Felipe Scovino ainda traz alguns trabalhos inéditos de Patrício, produzidas no início de sua carreira.

Com marcas de lúdico em sua produção, Patrício se utiliza de materiais diversos, desde botões, peças de quebra-cabeças e dados, passando por alfinetes, fios de eletricidade e de telefonia. A partir de componentes frequentemente fadados a desaparecer, realinha ressignificados. “Trata-se da apropriação de elementos modulares encontrados na vida cotidiana. Interessam-me na medida em que contribuem para compor as obras a partir da acumulação, deslocamento das funções originais e inserção no contexto da arte”, diz o artista.

Para Scovino, a exposição pode ser compreendida como uma espécie de antologia. Os conceitos de diferença e repetição conduzem os trabalhos realizados nos últimos anos, nos quais Patrício cria estruturas fixas que se tornam passíveis de variação formal a partir dos elementos que as compõem e das inúmeras possibilidades de configuração. “Estão entre as características centrais da obra a ampliação do termo construtivo, o caráter lúdico e participativo e a ideia de coleção ou arquivo de materiais cada vez mais difíceis de serem encontrado”, explica o curador.

Precisão e Acaso” resume o caminho entre esses dois polos aparentemente antagônicos. “O trabalho se faz pela qualidade em ser dinâmico, veloz e mutante. A obra é, portanto, um acontecimento em que estamos constantemente envolvidos por escolhas, caminhos, formas e cores que induzem movimentos, traços, rumos e territórios”, finaliza Scovino.

Precisão e Acaso”, individual de José Patrício
Curadoria por Felipe Scovino
Em cartaz de 19 de Agosto a 26 de Agosto de 2018

Museu Nacional do Conjunto Cultural da República
Setor Cultural Sul, Lote 2
T: (061) 3325 5220
E-mail: museunacional@gmail.com



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA