Marcia Thompson, Sem título, 2017, pautas de caderno e caixa de acrílico

“Passe a Mão” reúne trabalhos em papel de 17 artistas

(Rio de Janeiro, RJ)

Em tempos de tablets e e-readers, o papel, dizem, tem os dias contados. Na arte, não é bem o caso. Pelo menos, não a depender de “Passe a Mão”, coletiva que a galeria Mercedes Viegas inaugura nesta quarta-feira, 20 de junho. Reunindo 17 artistas  – entre eles, Antonio Bokel, Gustavo Speridião, Marcia Thompson e Regina de Paula –, a mostra é uma verdadeira homenagem ao material, base de todos os trabalhos em exibição.

A natureza frágil e efêmera do papel é, dessa forma, tematizada e abraçada nos desenhos, colagens, pinturas, livros e esculturas que integram a coletiva. É o caso, por exemplo, da obra sem título que Marcia Thompson exibe. Uma caixa de acrílico transparente cheia de pautas de caderno cortadas à mão, o trabalho (que, ao contrário do que pode parecer, foi milimetricamente pensado em sua composição) transforma um suporte muitas vezes associado ao 2D em 3D:

– O material bidimensional é transformado em um volume físico, reduzido a sua materialidade mais básica pela fusão de uma narrativa espacial e temporal – explica Marcia. – Eu me interesso pelo confronto corporal.

O confronto, desta vez entre a mão e o papel, é, aliás, a origem do título da coletiva, que remete a um livro-obra de Artur Barrio de mesmo nome. A publicação foi criada com o propósito de ir passando de mão em mão até chegar, danificada, ao seu estado atual – ”terminado após o branco tornar-se não branco — do passar a mão…”, nas palavras do artista. Veja algumas das obras exibidas na coletiva abaixo:

“Passe a Mão – Trabalhos em papel”, coletiva com Anna Maria Maiolino, Antonio Bokel, Antonio Dias, Antonio Manuel, Artur Barrio, Elisa Bracher, Frida Baranek, Gustavo Speridião, Julio Villani, Leon Ferrari, Leonilson, Luiz d’Orey, Marcia Thompson, Marco Veloso, Raymundo Colares, Regina de Paula, Robert Kelly e Tunga
Em cartaz de 20 de junho a 14 de julho de 2018
Abertura: Quarta-feira, 20 de junho, às 19h

Mercedes Viegas Arte Contemporânea
Rua João Borges, 86 – Gávea
Funcionamento: seg – sex, 11h às 19h; sáb, 15h às 19h
T: (21) 2294-4305
galeria@mercedesviegas.com.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA