Adriana Vignoli, "Quando a Sola dos Pés não Reconhecem a Diferença entre Floresta e Folha", 2017 João Angelini

Adriana Vignoli investiga transformação e matéria em “Verter”

(Brasília, DF)

Instalações, esculturas, desenhos, pintura e fotografia. “Verter”, individual de Adriana Vignoli em cartaz na Referência Galeria até o início do mês que vem, apresenta trabalhos em múltiplos suportes. A variedade, conta a artista, foi a forma que ela encontrou de convidar o acaso a adentrar as obras. Um elemento presente em todos as 15 obras inéditas da mostra:

– Verter. Uma ideia que é derramada, mas que jamais abolirá o acaso, como apresenta Mallarmé e a poesia concreta. Assim também acontece com os grãos de uma ampulheta que são jogados e retornam. Vertem. Mas a probabilidade de os grãos daquela areia caírem na mesma posição em que caíram da primeira vez é ínfima, tende a zero – reflete a artista.

A figura da ampulheta, aliás, pode ser visualizada em “O Dente do Tempo II”. Definido por Adriana menos como um desenho, e mais como “um croqui visual de uma futura construção”, ele fornece uma pista sobre o tema central de “Verter”, a passagem do tempo na matéria e seu processo de transformação.

Para a curadora da mostra, Cinara Barbosa, trata-se de um dos conjuntos de trabalhos mais representativos da poética da artista. Ela e Adriana conversam, aliás, em um evento aberto ao público em 23 de junho, um sábado, às 10h.

Verter”, individual de Adriana Vignoli
Curadoria de Cinara Barbosa
Em cartaz de 19 de maio a 07 de julho de 2018
Conversa: Sábado, 23 de junho, às 10h

Referência Galeria de Arte
CLN 202, Bloco B, Loja 11 (Subsolo) – Asa Norte
Funcionamento: seg – sex, 12h às 19h; sáb, 10h às 15h
T: (61) 3963-3501
referenciagaleria@gmail.com
Entrada gratuita



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA