(São Paulo, SP)
“É da natureza da Aranha costurar teias”, escreve Ana Maria Maia no texto curatorial de “A marquise, o MAM e nós no meio”, exposição que o MAM-SP inaugura nesta terça-feira, 08 de maio. A curadora refere-se tanto ao bicho aranha quanto à obra de mesmo nome de Louise Bourgeois, exibida na sala de vidro da instituição há cerca de duas décadas. Momentaneamente ausente – a escultura foi retirada para restauração –, ela costumava avistar todo dia o vão livre do museu, palco de muitas importantes manifestações políticas de São Paulo nos últimos anos.
Enquanto a “Aranha” não volta, uma mostra se inspira em sua metáfora de conexão. Reunindo nomes como Paulo Nazareth, Cinthia Marcelle e o coletivo Mídia Ninja, além de uma agenda especial de performances, oficinas e shows na Marquise, a exposição busca pensar as conexões entre o MAM e o espaço público, em especial o seu vizinho. Uma intervenção do Grupo Inteiro completa a mostra com peças que evocam encarnações anteriores da sala de vidro. Oficialmente chamada de Sala Paulo Figueiredo, o espaço já abrigou inclusive um museu de cera e um rinque de patinação nos anos 1950.
“O meio é um lugar de desejo não destituído de sobreposições e disputas. Aqui, ali ou em qualquer parte onde convenha tecer, se os nós não impedirem a trama, eles poderão vir a ser elos de escuta, respeito, responsabilidade, empatia e pertencimento”, conclui Ana Maria Maia em seu texto curatorial.
“A marquise, o MAM e nós no meio”, coletiva com Alessandra Leão, Amelia Toledo, Beyhive, Break Ibira, Cinthia Marcelle, Claudio Tozzi, Coletiva Ocupação, Explode!, Falves Silva, Flávio de Carvalho, Georgete Melhem, Guilherme Peters, Henrique Fuhro, House of Zion, Ione Saldanha, Ivens Machado, Jorge Menna Barreto, Josefa Pereira e Patrícia Bergantin, Laura Lima, Lenora de Barros, Manuk Poladian, Mário Ishikawa, Maureen Bisilliat, MC Delacroix, Micrópolis e Ariana Miliorini, Mídia Ninja, Mônica Nador, Nair Benedicto, Nenê da Vila Matilde, O Grupo Inteiro, Otto Stupakoff, Paulo Nazareth, Revista On/Off*, Rosana Paulino, Siron Franco, Vilma Slomp e Waldeny Elias
Curadoria de Ana Maria Maia
Em cartaz de 09 de maio a 19 de agosto de 2018
Abertura: Terça-feira, 08 de maio, às 19h30
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP)
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº (acesso pelo portões 2 e 3) – Parque Ibirapuera
Funcionamento: ter – dom, 10h às 17h30
T: (11) 5085-1300
educativo@mam.org.br