Ismael Monticelli, “Sala 3 - Le petit musée”, 2016

Mais páginas dos indicados ao Prêmio PIPA 2018 atualizadas

Falta pouco para finalizarmos o processo de atualização das páginas dos indicados ao Prêmio PIPA 2018: de um total de 71, cerca de 50 já foram modificadas ou criadas do zero, incluindo imagens de obras, textos críticos, biografia, vídeos e muito mais sobre os artistas que participam do nono ano da premiação. Conheça aqui mais dez páginas recentemente atualizadas, pertencentes a Dalton Paula, Desali, Íris Helena, Ismael Monticelli, Maura Grimaldi, Pedro França, Tiago Sant’Ana, Tiago Tebet, Tiago Tosh e Vanderlei Lopes. Clique no nome do artista para ser redirecionado para a sua página no Prêmio PIPA.

Dalton Paula – Indicado ao Prêmio PIPA pela primeira vez no ano passado, Dalton Paula tornou-se uma das grandes promessas da arte contemporânea brasileira nesse meio tempo. O motivo é sua participação na Trienal do The New Museum, em Nova York – ele é o único brasileiro da coletiva, aliás. O clipping de sua página agora apresenta várias matérias sobre o convite, além de novas imagens de trabalhos e um currículo atualizado.

Desali – Também em seu segundo ano consecutivo de participação no Prêmio PIPA, Warley Desali trabalha subvertendo hierarquias: em suas obras, o lixo transforma-se em arte, e a energia da rua tem mais importância do que os cubos brancos ascéticos das galerias de arte. Sua página ganhou 25 novas imagens, além de uma biografia atualizada e um texto de crítico de Marina Câmara. E, enquanto a vídeo-entrevista desse ano não é publicada, vale rever a da edição passada: é, no mínimo, original.

– Íris Helena – Post-its, vias de cartão de crédito, papel higiênico. Suportes frágeis e cotidianos são usados por Íris Helena como uma metáfora para a própria paisagem urbana – que, em contínua mutação, está sempre apagando a própria história. Sua página contém uma extensa galeria de imagens de trabalhos, três textos críticos, clipping, currículo atualizado, e uma vídeo-entrevista exclusiva para o Prêmio PIPA 2018.

Ismael Monticelli – Indicado ao Prêmio PIPA pela primeira vez nesta edição, Ismael Monticelli ressignifica espaços, objetos e materiais a partir de sua obra. Sua página conta com imagens de trabalhos, textos críticos de Raphael Fonseca, Luisa Duarte e Patricia Franca-Huchet, e currículo completo.

Maura Grimaldi – Através de experimentações com os mais variados dispositivos ópticos, Maura Grimaldi investiga em seu trabalho o conceito de imagem. Essas experimentações estão reproduzidas – e descritas em detalhes – em sua galeria de trabalhos, que exibe nada menos que 53 imagens de obras. Além disso, sua página também apresenta diversos textos críticos, biografia, currículo, e links para dois de projetos.

Pedro França – Concorrendo ao Prêmio pela terceira vez consecutiva, Pedro França decidiu reformular completamente sua página em 2018. Depois de colocar abaixo sua galeria de trabalhos anterior, o artista escolheu 29 imagens que acredita serem representativas de sua produção atual. Elas agora fazem companhia aos textos críticos já existentes na página de França e ao seu currículo, atualizado.

Tiago Sant’Ana – “Eu falo desse lugar: desse lugar de um artista que é do Recôncavo da Bahia, que é do Nordeste, que é negro”, declara Tiago Sant’Ana em sua vídeo-entrevista ao Prêmio PIPA 2018. O vídeo é um dos elementos que constituem a página do artista, junto de 33 imagens de trabalhos (performances, sua maioria), biografia, currículo e textos críticos de autoria de Ayrson Heráclito e Roberto Conduru.

Tiago Tebet – “Sempre estive interessado na contracultura presente no skate e na cultura popular de áreas marginalizadas,” explica Tiago Tebet, mais um artista indicado pela primeira vez ao Prêmio PIPA este ano, em seu “Texto de Artista”. A página do paulista ainda inclui currículo, link para seu portfólio completo, e 20 imagens de obras, pinturas em sua maioria.

Tiago Tosh – Tiago Tosh é um dos autores do conceito de “Etnografiti”, que une arte de rua e o universo indígena. Seus suportes preferidos são os muros da cidade e telas e papéis, onde elabora aquarelas tratando de temas como ancestralidade, misticismo, natureza e simbolismo. São eles que aparecem nas 12 reproduções de obras de sua página, junto de uma biografia, links, e diversas vídeo-entrevistas – uma delas, produzida exclusivamente para o Prêmio PIPA 2018, vale acrescentar.

Vanderlei Lopes – Indicado pela quarta vez ao Prêmio PIPA nesta edição, Vanderlei Lopes já é um verdadeiro veterano da premiação. Este ano, ele inseriu 23 novas imagens de obras em sua página, além de ter atualizado a sua biografia.

Para conhecer os outros artistas que participam do Prêmio PIPA 2018, clique aqui. E continue atento: daqui a pouco, anunciaremos atualizações de mais páginas de artistas.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA