Falta pouco para finalizarmos o processo de atualização das páginas dos indicados ao Prêmio PIPA 2018: de um total de 71, cerca de 60 já foram modificadas ou criadas do zero, incluindo imagens de obras, textos críticos, biografia, vídeos e muito mais sobre os artistas que participam do nono ano da premiação. Conheça aqui mais dez páginas recentemente atualizadas, pertencentes a Eduardo Berliner, Gisele Camargo, Grupo EmpreZa, Laura Belém, Luciana Magno, Luiz Roque, Marcone Moreira, Maria Laet, Randolpho Lamonier e Yuli Yamagata. Clique no nome do artista para ser redirecionado para a sua página no Prêmio PIPA.
– Eduardo Berliner – Conhecido por pinturas sombrias, surrealistas, Berliner, finalista do Prêmio PIPA 2011, concorre pela quarta vez à premiação em 2018, depois de um hiato de quatro anos. O carioca adicionou quatro novas imagens a sua página, produzidas nos últimos dois anos, atualizou seu currículo, e aproveitou para inserir quatro novas entrevistas em suas páginas, produzidas por programas como ARTE!Brasileiros e CanalCurta!
– Gisele Camargo – Adicionou imagens das novas séries “A construção dos minimundos” e “Brutos”, além de ter inserido textos críticos de autores como Frederico Coelho, Guilherme Bueno, Felipe Scovino, Jorge Emmanuel Espinho e Marisa Flórido.
– Grupo EmpreZa – Indicado pela segunda vez ao Prêmio PIPA, o Grupo EmpreZa (cuja formação hoje inclui nove artistas) decidiu reformular completamente a sua página este ano. Agora, integram sua página 39 reproduções de obras, quatro delas em vídeo. O coletivo também atualizou seu currículo e a aba “Links”, que agora inclui Facebook e Instagram do grupo além de seu site oficial.
– Laura Belém – A página da mineira Laura Belém é provavelmente uma das mais completas entre os indicados à premiação em 2018. A artista multidisciplinar apresenta no endereço 64 imagens de trabalhos, que datam desde 2002, três vídeos de trabalhos, sete textos críticos, um vasto clipping, currículo atualizado, e entrevistas em vídeo sobre duas instalações: uma no Espaço Cultural Porto Seguro, em São Paulo, em 2017, e outra apresentada na Capela do Morumbi, na mesma cidade, em 2015.
– Luciana Magno – A ganhadora do PIPA Online em 2015 inseriu novas imagens e, mais importante, novos vídeos de seu trabalho com performance a sua página. A integração do corpo à paisagem e ao entorno é um elemento determinante e recorrente em suas obras.
– Luiz Roque – Indicado pela quarta vez ao Prêmio PIPA este ano, Luiz Roque deu o que falar no ano passado com “S”. A vídeo-performance, que encenava uma coreografia de dança no metrô, foi elaborada especialmente para a exposição “Avenida Paulista”, que ocupou o MASP em 2017. Um frame da obra agora pode ser visto na página do artista, que também conta com outras três novas imagens de trabalhos de Roque e currículo atualizado.
– Marcone Moreira – A memória de materiais gastos, como embarcações, carrocerias e utensílios de trabalho, é central no trabalho de Marcone Moreira, cinco vezes indicado ao Prêmio PIPA. Este ano, o maranhense aproveitou para incluir na sua página quatro novas imagens de trabalhos, currículo atualizado, e um texto do crítico e curador Moacir dos Anjos, “As marcas das coisas e as dobras políticas”.
– Maria Laet – Sete textos críticos e treze novas imagens de trabalhos (alguns deles exibidos atualmente em “Poro”, individual de Maria em cartaz na Galeria A Gentil Carioca até o início de agosto) são algumas das atualizações que Maria Laet, concorrendo pela sexta vez ao Prêmio PIPA em 2018, fez em sua página.
– Randolpho Lamonier – Nascido no subúrbio industrial de Contagem, em Minas Gerais, mas morando em Belo Horizonte, Randolpho incluiu 25 imagens de trabalhos em sua página, além de currículo completo – onde, gaba-se, foi jubilado da Escola de Belas Artes da UFMG.
– Yuli Yamagata – Itens “tendência” do mundo da moda, como estampas de animais e tênis multi-coloridos, são alguns dos elementos que marcam o trabalho de Yuli. Sua página apresenta 30 imagens (algumas delas, rascunhos de trabalhos vindouros), currículo atualizado, e uma vídeo-entrevista exclusiva para o Prêmio PIPA 2018.
Para conhecer os outros artistas que participam do Prêmio PIPA 2018, clique aqui.