Paulo Meira, “Crânio de Giz”, 2011

Mais páginas de indicados ao Prêmio PIPA 2018 atualizadas no site

Reproduções de trabalhos, textos críticos, currículo, vídeo-entrevistas. As páginas de artistas do Prêmio PIPA apresentam tudo isso e muito mais sobre cada um dos artistas que já participou do Prêmio desde a sua primeira edição, em 2010. No total, já são mais de 350 páginas de artistas publicadas no site, formando uma das mais ricas e completas bases de dado sobre arte contemporânea brasileira disponíveis online. Aqui, apresentamos dez delas, pertencentes aos artistas indicados à nona edição do Prêmio PIPA e atualizadas recentemente. Clique no nome do artista para ser redirecionado para a sua página no site do Prêmio PIPA.

Luiz Oliveiri – Um homem se senta em uma caixa de madeira semi-aberta, parcialmente coberta por um vidro, onde se entrevê um alto-falante e  labirínticos caminhos construídos por ripas de madeira. A obra – “Caixa”, de 2017 – é representativa do trabalho de Luiz Olivieri, indicado ao Prêmio PIPA pela primeira vez este ano. Ela é uma das 15 que estão registradas na página de artista no site, que contém ainda uma mini-biografia.

Maria Noujaim – Mais uma artista indicada ao Prêmio PIPA pela primeira vez nesta edição, Maria conjuga em seu trabalho escultura e linguagem, usando o próprio corpo de dançarina (ela é formada pela Escola Angel Vianna) para investigar formas poéticas. É justo, então, que ele apareça em todas as imagens de trabalhos que compõem a sua página, 19 no total.

– Matheus Rocha Pitta – O finalista do PIPA 2012 concorre pela quarta vez ao Prêmio este ano. Sua página foi acrescida de diversas imagens de trabalhos datando de 2016 e 2017, a maioria vistas de instalações, além de um texto crítico de Moacir dos Anjos, “Apontamentos para uma nova economia política”, e clipping atualizado.

– Mercedes Lachmann – Conhecida por esculturas e instalações de grandes dimensões que privilegiam o uso de materiais orgânicos (a artista foi a responsável por colocar em 2014 uma enorme carcaça de um barco em plena Praça Paris, no Rio de Janeiro), sua página apresenta 19 imagens de obras, clipping, currículo, um texto crítico de autoria de Luiz Guilherme Vergara e uma vídeo-entrevista exclusiva para o Prêmio PIPA.

– Paulo Meira – Buscando investigar uma “cultura do ouvir” em oposição à “cultura visual” predominante hoje, o artista indicado pela terceira vez ao Prêmio PIPA este ano constrói seus trabalhos em torno do universo radiofônico através das artes visuais. Sua página foi acrescida de diversas reproduções de trabalhos, incluindo cinco vídeos, e seu currículo foi atualizado.

– Rafael Adorján – O fotógrafo carioca, mais um dos que participa pela primeira vez do PIPA este ano, enviou imagens de trabalhos, textos críticos, biografia, currículo e clipping para compôr sua página no site.

– Rodrigo Linhares – Auto-retratos formam o eixo da produção de Rodrigo Linhares, indicado pela primeira vez ao Prêmio PIPA em 2018. Quase 80 das imagens de trabalhos que integram a sua página pertencem ao gênero, acompanhadas das seções de biografia, currículo, textos críticos e uma vídeo-entrevista produzida exclusivamente para a premiação.

– Rommulo Vieira Conceição – Indicado pela terceira vez ao Prêmio PIPA nesta edição, o artista multidisciplinar acrescentou inúmeras novas imagens de trabalhos, além de ter atualizado suas seções de currículo, de biografia e de textos críticos, incluindo escritos de autoria de Agnaldo Farias e Bruna Fetter.

– Thiago Martins de Melo – Um verdadeiro “barroquismo compositivo”, para usar as palavras do artista, marca as telas de Thiago Martins de Melo, finalista do Prêmio PIPA 2014 e indicado mais uma vez este ano. O artista atualizou seu currículo e adicionou algumas imagens de trabalhos recentes a sua página, além de ter concedido mais uma entrevista exclusiva ao Prêmio PIPA.

– Thomaz Rosa – “Uma pintura que fala da pintura.” É assim que a crítica Luiza Teixeira de Freitas define o trabalho de Thomaz Rosa, mais uma indicado ao Prêmio PIPA pela primeira vez nesta edição. O texto na íntegra pode ser lido na página do artista, onde também estão reunidos 23 imagens de trabalhos e currículo completo.

Para conhecer os outros artistas que participam do Prêmio PIPA 2018, clique aquiE continue atento: daqui a pouco, anunciaremos atualizações de mais páginas de artistas.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA