Coletivo Irmãos Guimarães, "Respiração mais", 2002, performance

Mais páginas de artistas indicados ao Prêmio PIPA 2018

São, ao todo, 71 artistas que concorrem à nona edição do Prêmio PIPA, muitos deles pela primeira vez. Abaixo, apresentamos as páginas atualizadas de dez deles, contendo imagens de trabalhos, informações sobre carreira, textos críticos e, no caso de alguns deles, vídeo-entrevistas exclusivasClique no nome do artista para ser redirecionado para a sua página no Prêmio PIPA.

Ana Prata – Indicada pela segunda vez ao Prêmio PIPA em 2018, a pintora Ana Prata adicionou 13 novas imagens de trabalho a sua página no site, além de ter atualizado o seu currículo e biografia e inserido diversas novas matérias na seção “Clipping”. Sua vídeo-entrevista desta edição também já está disponível em sua página.

André Griffo – Graduado em Arquitetura e Urbanismo, Griffo levou sua formação para o trabalho nas artes visuais. Suas pinturas, desenhos e instalações criam, assim, novas narrativas e exploram o potencial desperdiçado de determinados espaços. Em sua segunda participação do Prêmio PIPA – ele já tinha concorrido à edição de 2014 –, sua página foi acrescida de imagens de trabalhos, e as seções de biografia, clipping e currículo foram atualizadas.

Cecilia Bona – Participando pela primeira vez do Prêmio PIPA este ano, Cecilia explora a luz, o tempo e o espaço – fenômenos sobretudo perceptivos – através de objetos e instalações. Sua pesquisa pode ser vista em imagens de 18 trabalhos e dois vídeos. Sua página ainda inclui currículo completo.

Coletivo Irmãos Guimarães – Teatro, performance, artes visuais, literatura, filosofia. Os irmãos Adriano e Fernando, integrantes do Coletivo Irmãos Guimarães, estabelecem há mais de 20 anos pontes entre essas e outras disciplinas, e delas com o público, pesquisadores e outros criadores. Indicados ao Prêmio PIPA pela primeira vez em 2018, sua página conta com registros de dez trabalhos – muitos deles performáticos – e currículo.

Daniel Albuquerque –  Mais um artista indicado pela primeira vez ao Prêmio PIPA este ano, Daniel Albuquerque se interessa pelo diálogo entre superfícies, combinando materiais como tinta, gesso e até mesmo tricô em sua produção. Sua página apresenta 12 imagens de obras, além de currículo e links para textos sobre a sua prática.

Debora Bolsoni – Uma cena interrompida, onde objetos, conceitos e palavras parecem ter sido cristalizados em seus movimentos. É assim que a carioca Débora Bolsoni descreve a sua prática na seção “Texto do Artista” de sua página. Concorrendo pela quinta vez ao Prêmio PIPA nesta edição, Débora ainda atualizou as seções de textos críticos, currículo, e imagens de trabalhos, que também ganharam breves descrições da artista.

Gervane de Paula – “Radicado e radicalizado” em Cuiabá, como costuma dizer, Gervane de Paula tece em sua obra conexões entre o global e o local, e o artesanato e as artes visuais contemporâneas. Sua página contém diversos textos críticos e imagens de trabalhos.

Gokula Stoffel – Qual é o lugar e a função da imagem no mundo atual? A pergunta guia o trabalho de Gokula Stoffel, que realiza colagens espaciais de materiais inesperados e esculturas que imitam o “scroll down” infinito das telas de computador e smartphone. Sua página exibe imagens de pinturas, esculturas e instalações, além de currículo atualizado.
Ícaro Lira – Três vezes indicado ao Prêmio PIPA, Ícaro Lira vem analisando nos últimos cinco anos as implicações e os desdobramentos de acontecimentos da história do país através de um trabalho documental, arquivista, arqueológico e de ficção. Sua página inclui imagens de trabalhos, textos críticos e vídeo-entrevistas.

Jaime Lauriano – Concorrendo pela segunda vez ao Prêmio PIPA este ano, Lauriano traz à superfície traumas históricos relegados ao passado, em uma proposta de revisão e reelaboração coletiva da História. Sua página foi acrescida de novas imagens e vídeos de obras, além de diversos textos críticos e a atualização de seu currículo.

Para conhecer os outros artistas que participam do Prêmio PIPA 2018, clique aquiE continue atento: daqui a pouco, anunciaremos atualizações de mais páginas de artistas.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA