Formando uma das bases de dados sobre arte contemporânea brasileira mais completas disponíveis na internet, as páginas de artistas do Prêmio PIPA exibem imagens de trabalhos, biografia, textos críticos, currículo, e muito mais sobre cada um dos artistas que já participaram em alguma das oito edições da premiação. Conheça páginas de dez artistas indicados à nona edição da premiação aqui. Clique no nome do artista para ser redirecionado.
– Daniel Escobar – O artista, indicado ao Prêmio pela primeira vez há quatro anos atrás, aborda em sua obra as paisagens do desejo criadas pelo consumo e pelo entretenimento. Sua página ganhou 35 novas imagens de trabalhos, e sua biografia e currículo foram atualizados.
– David Almeida – O corpo em percurso no espaço é o eixo da produção de David Almeida, indicado ao Prêmio PIPA pela primeira vez em 2018. Sua página conta imagens de trabalhos, biografia, currículo, e diversos textos críticos.
– Juliana Notari – Com uma abordagem multidisciplinar, a artista indicada ao Prêmio PIPA pela primeira vez este ano transita entre a biografia, o confessional, a catarse e práticas relacionais. Sua página exibe 25 imagens de trabalhos, três textos críticos, currículo completo, e biografia.
– Laercio Redondo – Depois de tornar-se finalista do Prêmio PIPA 2013, em sua segunda indicação, o artista retorna mais uma vez ao páreo em 2018. Baseando sua pesquisa no tema da memória coletiva e seus apagamentos na sociedade, ele adicionou oito novas imagens de trabalhos a sua página, além de ter atualizado biografia e currículo.
– Laura Andreato – O cotidiano do meio urbano é um dos temas da obra de Laura Andreato, que ainda trabalha como cenógrafa e figurinista. Sua página é composta de reproduções de trabalhos – dois deles em vídeo – currículo, biografia, e uma vídeo-entrevista na Red Bull Station, onde ela fez uma residência artística em 2017.
– Manoela Medeiros – A artista mais jovem indicada ao Prêmio PIPA este ano (ela tem apenas 27 anos) usa o corpo como meio de investigação sobre o tempo, o espaço, o vazio e o invisível. Ele aparece, portanto, em algumas das imagens de trabalho que compõem a sua página, em meio a textos críticos, currículo, e um clipping considerável.
– Rafael Alonso – Como articular experiência do dia-a-dia e pintura, esse suporte praticamente imemorial? Essa é a pergunta que Rafael Alonso, indicado pela primeira vez ao Prêmio PIPA nesta edição, busca responder em seu trabalho, que envolve muita cor, formas geométricas, e abstracionismo. Treze deles estão em sua página no site do PIPA, além de um currículo completo.
– Rafael RG – Partindo de documentos garimpados em arquivos institucionais ou pessoais, o trabalho de Rafael RG pode tomar muitas formas, desde workshops e publicações a textos performativos, objetos e instalações. Essas formas podem ser observadas nas imagens de trabalho adicionadas a sua página este ano, em que ele concorre pela terceira vez ao Prêmio PIPA.
– Raquel Nava – Os animais têm sido o centro da pesquisa artística de Raquel Nava, e as imagens de trabalhos que ela decidiu incluir em sua página no Prêmio PIPA evidenciam isso. Além delas, o endereço ainda inclui cinco textos críticos, clipping, currículo, e três vídeo-entrevistas – a mais recente delas, exclusiva para o Prêmio PIPA 2018.
– Raquel Versieux – Depois de se mudar para Crato, no Ceará, para tornar-se Professora Assistente da Universidade Regional do Cariri, Raquel Versieux produziu uma exposição sobre o deslocamento, chamada “Saudade e o que é possível fazer com as mãos”. Diversas vistas da mostra foram incluídas em sua página, além de seu trabalho mais recente, ainda em andamento, “Sumidouro Olhodágua”. O endereço ainda exibe textos críticos, clipping, links, e três vídeo-entrevistas, a última delas também exclusiva para o Prêmio PIPA 2018.
Para conhecer os outros artistas que participam do Prêmio PIPA 2018, clique aqui. E continue atento: daqui a pouco, anunciaremos ainda mais atualizações de páginas de artistas.