(Brasília, DF)
A partir desta terça-feira, 22 de maio, a Casa Niemeyer abre as suas portas para um diálogo entre arte e arquitetura moderna. “acaso a coisa a casa”, individual de Claudio Cretti, reúne esculturas e um desenho de grandes dimensões que refletem sobre novas possibilidades de convivência.
–Os trabalhos atuais de Cretti articulam-se por encaixes; uma coisa entra na outra, esta entra naquela – explica a curadora da mostra, Ana Avellar. – Há um jogo de solucionar problemas resultando na construção de um todo por meio da junção de partes que não provêm – aparentemente – de uma mesma origem, uma vez que os materiais variam de natureza, espessura, cor.
Nesse sentido, cada “obra/objeto” é um ente autônomo, aparentemente impossível de de se relacionar. A brincadeira vira então “deslocar coisas das coisas”, palavras de Carlos Drummond de Andrade que Cretti toma para si ao discorrer sobre a exposição. Assim, nascem novas relações de convívio em um espaço que clama por interação.
Durante a abertura, que começa às 19h, Cretti conversa com o público e participa de uma visita mediada à exposição. Veja algumas das obras exibidas abaixo:
“acaso a coisa a casa”, individual de Claudio Cretti
Curadoria de Ana Avelar
Em cartaz de 23 de maio a 20 de julho
Abertura (visita mediada + conversa aberta): Terça-feira, 22 de maio, às 19h
Casa Niemeyer
SMPW Qd 26, conj 3, Casa 7 – EPIA Sul
Funcionamento: seg – sex, 8h às 18h