Alvaro Seixas, Untitled Painting (Dear Artists), 2017, acrílica sobre linho, 60x50cm

Veja as páginas de 10 artistas indicados ao Prêmio PIPA 2018

Uma das iniciativas mais importantes do Prêmio PIPA são as suas páginas de artistas. Elas funcionam da seguinte maneira: cada um dos artistas que concorrem a uma edição do Prêmio – um número que já ultrapassa 350 – ganha, nos nossos sites, uma página específica. Nela, são incluídas informações sobre o artista, além de imagens de obras, currículo completo, textos críticos e vídeo-entrevistas exclusivas. O resultado é uma base de dados sem precedentes sobre a arte contemporânea brasileira, em inglês e português.

Aos poucos, as páginas dos artistas indicados à nona edição do Prêmio PIPA estão sendo atualizadas. Conheça dez delas abaixo – basta clicar no nome do artista:

Alvaro Seixas – Você já segue o @alvaroseixas no Instagram? É hora de seguir. O humor ácido do artista figura em todos os seus posts – muitas vezes, rabiscos improvisados sobre papéis em cores primárias. Além destes trabalhos, sua página no site do Prêmio ainda apresenta dois textos críticos, clipping e currículo.

Ana Elisa Egreja – A arquitetura da casa, os traços de presença familiar e o silêncio dos interiores abandonados. Os elementos marcam as pinturas a óleo de Ana Elisa Egreja. Com uma representação praticamente fotográfica de cenas cotidianas, mas surreais, sua página no PIPA apresenta cerca de 20 imagens de trabalhos, clipping, currículo e um texto crítico de autoria de Julia Lima.

– Ana Dias Batista – Ana Dias Batista constrói instalações que subvertem espaços e objetos cotidianos, como mostram as imagens dos trabalhos “Errata”, “Livros das Escalas” e “Faça aqui” incluídos em sua página, entre outros.

– Ana Ruas – A ganhadora do PIPA Online Popular 2015 participa pela segunda vez do Prêmio PIPA este ano. Sua página recebeu uma atualização completa, com a inclusão das imagens da série “Floresta Encantada”, que ela realiza com a participação de crianças. Além disso, sua biografia e seu currículo foram atualizados.

– Anna Costa e Silva –  “Ofereço companhia para qualquer pessoa”, dizia um anúncio nos classificados de um jornal carioca em 2016. De a autoria de Anna Costa Silva, a peça era, acredite ou não, uma obra. É que os trabalhos da artista são, muitas vezes, meros dispositivos, que impulsionam estados de intimidade e estranheza e borram as fronteiras entre realidade e ficção. Em sua página foram adicionados imagens de obras, diversos textos críticos, e clipping.

– Babu 78 (Adão Segundo Filho) – Ilustre representante da arte de rua no Prêmio PIPA 2018, Babu 78 produz murais de rua e pinturas, desenhos e ilustrações, os últimos elaborados em seu estúdio, em Cuiabá. Sua página exibe imagens de trabalhos, currículo, biografia e um texto crítico.

– Gustavo Torrezan – As obras do artista, pesquisador e educador Gustavo Torrezan convidam a uma reflexão sobre as estruturas de poder em dispositivos do sistema das artes. Em sua maioria instalações, cerca de 30 delas acompanhadas de explicações integram a página do artista, junto de biografia e currículo.

– Ío – Formado pelo duo Laura Cattani e Munir Klamt, a Ío produz trabalhos com fortes ecos cênicos. Sua página inclui 20 imagens de trabalhos, além de dois vídeos de obras, textos críticos, currículo e publicações.

– Lais Myrrha – Participando pela sexta vez do Prêmio PIPA, Lais Myrrha incluiu em sua página uma mini-biografia atualizada e imagens de três obras recentes. Entre elas, “Dois pesos, duas medidas”, uma das obras mais comentadas da 32ª Bienal de São Paulo. “Cada dia que eu abro o jornal, percebo que existem dois pesos e duas medidas”, disse a artista ao Estadão na época da exposição.

– Marcia Thompson – O objetivo de Marcia Thompson é chegar ao grau zero da pintura. A princípio, ela buscou fazer isso fugindo da cor: durante uma década, seus trabalhos foram todos em branco. Recentemente, porém, ela vem incorporando mais e mais cor às suas pinturas inusitadas, amontoados de tinta seca saturada exibidas em caixas de acrílico. Sua página demonstra de maneira clara essa evolução, com obras que datam desde 1999, e ainda inclui diversos textos críticos e currículo atualizado.

Para conhecer os outros artistas que participam do Prêmio PIPA 2018, clique aquiE continue atento: daqui a pouco, anunciaremos atualizações de mais páginas de artistas.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA