(Belo Horizonte, MG)
Por fora, um trailer multicolorido. Por dentro, um Inhotim em miniatura, onde 40 obras monumentais do museu de arte contemporânea mineiro são reproduzidas em formato diminuto. Este é o “Fiotim”, projeto de museu em movimento de Jorge Luiz Fonseca. Depois de rodar o Brasil inteiro entre 2015 e 2016, o trailer chegou no final de março à sede da Funarte Minas Gerais, em Belo Horizonte, onde fica em cartaz até o dia 06 de maio.
Inspirado nos mascates e “gabinetes de curiosidades” de antigamente, o objetivo do Fiotim é apresentar a arte contemporânea a quem nunca pisou em um museu. Ao mesmo tempo em que ocupa os espaços públicos, porém, Fonseca – que assume a identidade do mestre de cerimônias Jorge K. no trabalho – ainda realiza uma crítica sutil ao mercado artístico hoje que, com seus cubos brancos assépticos e discurso intelectual, acabam afastando o público das obras. É, assim, com uma narrativa fabular, ações educativas e performances especiais que o ganhador do PIPA Online 2017 busca aproximar as pessoas da arte.
– Fato é que um número significativo de pessoas nunca entrou em um museu. Sequer já viram um de perto. E de repente chega o “Fiotim” na cidade e cria aoportunidade para as pessoas se conectarem com a arte. E o que é melhor: de uma forma festiva e afetiva – resume o artista. – Essa é uma das principais características conceituais do projeto como um todo: desacostumar as pessoas a ter um contato frio e “sisudo” com a arte em exposições. Seja em praça pública ou em espaços institucionais, um dos atributos da arte deve ser possibilitar o prazer e a alegria.
Veja algumas fotos do “Fiotim” na Funarte Belo Horizonte:
“Fiotim – O Museu em Movimento”, individual de Jorge Luiz Fonseca
Em cartaz de 24 de março a 06 de maio de 2018
Funarte Minas Gerais
Rua Januária, 68 – Centro
Funcionamento: qua – dom, 14h às 22h
T: (31) 3213-3084 / 3213-7112
funartemg@funarte.gov.br