Jorge Fonseca, "Fiotim – Museu em Movimento", 2018, Funarte Minas Gerais, Belo Horizonte, MG Jorge Luiz Fonseca

O “Fiotim” de Jorge Fonseca ocupa a Funarte Minas Gerais

(Belo Horizonte, MG)

Por fora, um trailer multicolorido. Por dentro, um Inhotim em miniatura, onde 40 obras monumentais do museu de arte contemporânea mineiro são reproduzidas em formato diminuto. Este é o “Fiotim”, projeto de museu em movimento de Jorge Luiz Fonseca. Depois de rodar o Brasil inteiro entre 2015 e 2016, o trailer chegou no final de março à sede da Funarte Minas Gerais, em Belo Horizonte, onde fica em cartaz até o dia 06 de maio.

Inspirado nos mascates e “gabinetes de curiosidades” de antigamente, o objetivo do Fiotim é apresentar a arte contemporânea a quem nunca pisou em um museu. Ao mesmo tempo em que ocupa os espaços públicos, porém, Fonseca – que assume a identidade do mestre de cerimônias Jorge K. no trabalho – ainda realiza uma crítica sutil ao mercado artístico hoje que, com seus cubos brancos assépticos e discurso intelectual, acabam afastando o público das obras. É, assim, com uma narrativa fabular, ações educativas e performances especiais que o ganhador do PIPA Online 2017 busca aproximar as pessoas da arte.

– Fato é que um número significativo de pessoas nunca entrou em um museu. Sequer já viram um de perto. E de repente chega o “Fiotim” na cidade e cria aoportunidade para as pessoas se conectarem com a arte. E o que é melhor: de uma forma festiva e afetiva – resume o artista. – Essa é uma das principais características conceituais do projeto como um todo: desacostumar as pessoas a ter um contato frio e “sisudo” com a arte em exposições. Seja em praça pública ou em espaços institucionais, um dos atributos da arte deve ser possibilitar o prazer e a alegria.

Veja algumas fotos do “Fiotim” na Funarte Belo Horizonte:

“Fiotim – O Museu em Movimento”, individual de Jorge Luiz Fonseca
Em cartaz de 24 de março a 06 de maio de 2018

Funarte Minas Gerais
Rua Januária, 68 – Centro
Funcionamento: qua – dom, 14h às 22h
T: (31) 3213-3084 / 3213-7112
funartemg@funarte.gov.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA