(Belo Horizonte, MG)
A Casa Fiat de Cultura abriu, na semana passada, inscrições para uma residência artística em arte digital. Com curadoria de Pablo Gogira, o projeto, chamado de “Uma Jornada Colaborativa”, selecionará oito artistas para uma estadia no centro cultural que vai de 14 de maio a 03 de junho deste ano. A ideia é que, durante o período, cada um dos escolhidos crie uma obra de arte digital que converse com o painel “Civilização Mineira” (1959), de Candido Portinari, pensando a conexão da obra do artista e a cidade de Belo Horizonte.
Segundo Clarita Gonzaga, coordenadora do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, a arte digital funcionaria como uma espécie de interlocutor de referências tradicionais e contemporâneas. “Convidamos os visitantes a perceber o painel de Portinari a partir de uma nova lógica orientada pela perspectiva da comunicação em rede no ciberespaço”, explica.
Para participar, basta enviar um email com uma proposta de ação acompanhada de currículo, portfólio e ficha de inscrição para educativo@fcagroup.com até este domingo, 29 de abril. As propostas deverão abordar a cidade a partir de três temas-chave: a arquitetura da capital mineira, sua história, ou mobilidade e sustentabilidade. O resultado da residência será exibido no centro cultural durante todo o mês de julho. Acesse o regulamento completo aqui.
“Residência Artística em Arte Digital – Uma Jornada Colaborativa”, da Casa Fiat de Cultura
Curadoria de Pablo Gobira
Inscrições de 16 a 29 de abril de 2018