Christiano Lenhardt, "Solenidade de hasteamento da bandeira ao vivo", 2009, vídeo, 6' Acervo Video Brasil

Identidade nacional e insurreição política guiam “MitoMotim”

(São Paulo, SP)

Um palíndromo batiza a exposição que o Galpão VB inaugurou no mês passado, no dia 12 de abril: “MitoMotim”. As duas palavras se referem à possibilidade de uma insurreição política (ou motim) capaz de desafiar e repensar o “mito” da identidade brasileira. É o que conta a curadora Júlia Rebouças. Membro do Comitê de Indicação do Prêmio PIPA 2015 e 2018, ela selecionou 11 dos trabalhos em exibição entre as mais de 1.300 obras do Acervo Histórico Videobrasil:

– Encontrei uma série de obras que tratam do Brasil, com sua complexa teia social em suas múltiplas fissuras de identidade. Ainda que essa relação entre mito e motim advenha de um gesto poético, as obras mostram que a insubordinação associada à necessidade de reconstrução de nossos fundamentos sociais e políticos, como brasileiros, também faz sentido – explica.

Além dos vídeos de acervo, a mostra ainda apresenta obras em suportes variados de artistas convidados, como Marilá Dardot, Randolpho Lamonier, Traplev e Rosângela Rennó. Por fim, uma instalação site-specific de Sara Ramo concebida especialmente para “MitoMotim” completa a exposição, que daqui a duas semanas, no sábado 12 de maio, apresenta um programa público com a participação de artistas e da curadora a partir das 15h.

– Dado o contexto político e conjuntural de realização da mostra, resolvi fazer do motim um tema que também pode ser pensado como uma metodologia para o projeto, no sentido de usar os elementos e recursos à mão para refletir sobre gestos de resistência por meio da arte – resume Júlia, que fala sobre a exposição no vídeo abaixo:

“MitoMotim”, coletiva com 3 Antena, A Revolução Não Será Televisionada, Frente 3 de Fevereiro, Artur Barrio, Cristiano Lenhardt, Edson Jorge Elito, Goffredo Telles Neto, Teatro Oficina, Uzyna Uzona, Graziela Kunsch, Luiz Roque, Marilá Dardot, Rivane Neuenschwander, Randolpho Lamonier, Rosângela Rennó, Sandra Kogut, Sara Ramo, Traplev, TV Viva e Wally Salomão
Curadoria de Júlia Rebouças
Em cartaz de 13 de abril a 28 de julho de 2018

Galpão VB
Av. Imperatriz Leopoldina, 1150 – Vila Leopoldina
T: (11) 3645-0516
Funcionamento: ter – sáb, 12h às 18h
galpaovb@videobrasil.org.br
Entrada gratuita



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA