Bárbara Wagner e Benjamin de Búrca, "Estás vendo coisas" (still), 2016 Bárbara Wagner

Bárbara Wagner e Benjamin de Búrca em cartaz no Parque Lage

(Rio de Janeiro, RJ)

Bárbara Wagner está em todas. A vencedora da última edição Prêmio PIPA apresenta a partir desta terça-feira, 24 de abril, “Estás vendo coisas” na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. De autoria conjunta com o alemão Benjamin de Búrca, o vídeo foi produzido em 2016 especialmente para a 32ª Bienal de São Paulo. E é exibido na capital carioca ao mesmo tempo em que outras duas obras da artista, “À procura do 5º elemento” e “Terremoto Santo” – o último, também em parceria com de Búrca – podem ser vistos no Instituto Moreira Salles, na coletiva “Corpo a Corpo”.

Em uma entrevista exclusiva para o Prêmio PIPA no início do mês, Bárbara explicou que seus últimos trabalhos são respostas diferentes a uma mesma questão: como uma nova geração de artistas produz um determinado tipo de música que existe a despeito do interesse da elite de consumir essas realidades, mais populares? Se “À procura do 5º elemento” retrata a realidade dos MCs do funk, “Faz que vai”, o frevo pernambucano, e “Terremoto Santo”, o universo gospel jovem, “Estás vendo coisas” se debruça sobre o brega, acompanhando um cabeleireiro e uma bombeira em seu percurso entre o palco e o estúdio.

– A gente está usando a música, mas não queremos falar de música – resume Bárbara. – Queremos falar sobre esses jovens que encontram no espetáculo tornado possibilidade de trabalho e de existência. O espetáculo, tanto no brega quanto no gospel, está relacionado ao trabalho. À possibilidade de ascensão social.

Além do vídeo de Bárbara e Benjamin de Búrca, a EAV Parque Lage inaugura no mesmo dia “Academia”, de Marcos Chaves. A instalação reinterpreta a academia de ginástica ao ar livre do Aterro do Flamengo, usando, assim como ela, materiais cotidianos para a construção de seus equipamentos, como tubos de ferro, madeira e tapewares.

Assista à entrevista de Bárbara Wagner e Benjamin de Búrca exclusiva para o Prêmio PIPA sobre “Corpo a Corpo”:

“Estás vendo coisas”, individual de Bárbara Wagner e Benjamin de Búrca
Curadoria de Ulisses Carrilho
Em cartaz de 24 de abril a 27 de maio de 2018

Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV)
Rua Jardim Botânico 414 – Jardim Botânico
Funcionamento: seg – dom, 10h às 17h
T: (21) 3257-1800
eav@eav.rj.gov.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA