(Rio de Janeiro, RJ)
Para comemorar os dez anos de seu espaço no bairro da Gávea, a galeria Anita Schwartz propôs a cinco artistas representados que convidassem, cada um, um colega de profissão. Arthur Chaves chamou Cadu (vencedor do Prêmio PIPA 2013); Estela Sokol, Marcelo Cipis; Luiza Baldan, Lenora de Barros; Nuno Ramos, Eduardo Climachauska; Rochelle Costi, Fernando Limberger. A reunião inusitada deu origem a “5 + 5”, exposição que a galeria abre nesta quarta-feira a partir das 19h30.
No total, são cerca de 20 obras exibidas na coletiva, entre desenhos, pinturas, fotografias, instalações e esculturas. Alguns dos destaques são o diálogo entre a série “Ping-Poems to Boris” (2000), de Lenora de Barros, que homenageia o escritor russo Boris Schneidermann, e as fotografias recentes de Luiza Baldan, finalista do Prêmio PIPA 2016; e a escultura “Algo mais espantoso ainda/ Na noite seguinte eu vou matá-la” (2006), de Nuno Ramos, construída em mármore, cobre, vidro soprado, vaselina e vaselina líquida. Completam a mostra obras dos mestres Abraham Palatnik e Wanda Pimentel, exibidas no segundo andar da galeria.
Apesar de fundada em 1986, foi só em 2008 que a Galeria Anita Schwarz mudou-se para o boêmio Baixo Gávea. Desde então, o “cubão branco” do primeiro andar do prédio já recebeu exposições icônicas, como “O globo da morte de tudo”, de Nuno Ramos e Eduardo Climachauska – que, no dia de sua inauguração, ganhou uma performance de motociclistas profissionais em dois globos da morte –, além de incontáveis conversas abertas.
– Quis abrir meu espaço para os artistas, já que eu podia oferecer um grande salão para que pudessem delirar, fantasiar, o que acabou sendo realidade – conta Anita Schwarz, acrescentando que sua galeria é seu “projeto de vida”. – Talvez seja justamente esta matéria viva que é o artista o que me faz voar e me tirar um pouco os pés do chão, e realizar coisas que não são somente objetivas, materiais. Quando um projeto me encanta, eu viajo com os artistas.
Confira algumas das obras que integram “5 + 5”:
“5 + 5”, coletiva com Arthur Chaves, Cadu, Estela Sokol, Eduardo Climachauska, Fernando Limberger, Luiza Baldan, Lenora de Barros, Marcelo Cipis, Nuno Ramos e Rochelle Costi
Em cartaz de 05 de abril a 09 de junho de 2018
Abertura: Quarta-feira, 04 de abril, às 19h30
Anita Schwartz Galeria de Arte
Rua José Roberto Macedo Soares, 30 – Gávea
T: (21) 2274-3873 / 2540.6446
Funcionamento: seg – sex, 10h às 20h; sáb, 12h às 18h
galeria@anitaschwartz.com.br
Entrada franca