Tony Camargo, "PF400", 2015 Casa Triângulo

Tony Camargo celebra 20 de carreira em “Seleta Crômica e Objetos”

(Curitiba, PR)

O Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugura nesta terça-feira, 27 de março, uma retrospectiva do artista Tony Camargo. Reunindo pinturas, desenhos, fotografias, vídeos e objetos produzidos nos últimos vinte anos de carreira do paranaense, “Seleta Crômica e Objetos” apresenta de maneira panorâmica o trabalho de um artista que sintetiza como poucos questões poéticas da arte brasileira dos anos 2000.

Conjugando o rigor visual da tradição construtiva com ações performáticas e o humor do gosto popular, o artista trabalha o confronto de sistemas poéticos aparentemente opostos, explorando os limites do espaço e da linguagem pictórica. O uso da cor atravessa trabalhos nos dois suportes, de modo a relacionar a linguagem controlada das imagens comerciais e a irracionalidade do sujeito no caos mundano.

“As frentes de operação de Tony Camargo sempre surpreenderam pelo inesperado de suas estratégias de revigoramento da percepção visual num mundo saturado de imagens fotográficas, televisivas e digitais de toda espécie”, escreve Paulo Herkenhoff em um texto para o catálogo da mostra, que ainda inclui autores como Arthur do Carmo e Artur Freitas. “Tony Camargo conduz o olhar a estados de desconfiança diante de tais forças avassaladoras.”

Assista a uma vídeo-entrevista exclusiva do artista para o Prêmio PIPA 2017:

“Seleta Crômica e Objetos”, individual de Tony Camargo
Em cartaz de 28 de março a 1º de julho de 2018

Museu Oscar Niemeyer (MON)
Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico
Funcionamento: ter – dom, 10h às 18h; 1ª qui do mês, 10h às 20h
T: (41) 3350-4400
faleconosco@mon.org.br o



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA