(Recife, PE)
Violência, anarquia, crítica política, mergulhos subjetivos. Temas geralmente excluídos de uma suposta “expressividade feminina” são discutidos por onze mulheres em “A noite não adormecerá”. A coletiva, em cartaz na Galeria Amparo 60 desde o fim de semana passado, busca romper com os clichês associados ao gênero feminino através de uma seleção de grafites, desenhos, instalações e vídeo-performances – um tipo de arte chamado pela curadora Julya Vasconcelos de “sensibilidade-combate”:
– Não são trabalhos delicados: são ásperos, e essa é definitivamente uma qualidade deles – declara Julya. – O corpo da mulher artista e seus temas não importam, ou são lidos de maneira rasa. Estas livres expressões que estão nessa coletiva são absolutamente urgentes.
Escolhido em conjunto com as artistas participantes, o título da exposição foi retirado de um poema de Conceição Evaristo, “A noite não adormece”, espécie de hino à resistência feminina. Julya afirma, porém, que a exposição não é sobre o feminismo. Na realidade, seu tema é o “feminino”, cujos limites são tensionados e extrapolados por artistas como Virginia de Medeiros e Regina Parra.
A primeira, vencedora do Prêmio PIPA em 2016, explora na coletiva o universo sadomasoquista. Ela exibe peças do projeto “O Jardim das Torturas”, iniciado em 2013 a partir de um convívio com o artista e filósofo Dominador Dom Jaime, que tem duas Escravas. Já Regina Parra apresenta um de seus já famosos letreiros de neon. A artista apropriou-se de uma frase Frantz Fanon, “Manter-se aterrorizado, tornar-se terrível”, transmutando-a para o gênero feminino.
– É um trabalho que fala sobre como ser transformado pela violência, e sobre a possibilidade do revide – resume a curadora. Veja vistas da exposição:
“A noite não adormecerá”, coletiva com Amanda Melo da Mota, Alice Vinagre, Clara Moreira, Juliana Lapa, Gio Simões, Juliana Notari, Mariana de Matos, Marie Carangi, Virginia de Medeiros, Regina Galindo e Regina Parra
Curadoria de Julya Vasconcelos
Em cartaz de 02 de março a 21 de abril
Galeria Amparo 60
Rua Artur Muniz, 82, 1º andar, salas 13/14 – Boa Viagem
Funcionamento: ter – sex, 10h às 19h; sáb, 11h às 17h
T: (81) 3033-6060
vendas@amparo60.com.br