Suzana Queiroga, "Paisagem de Silêncio", 2011 Gabi Carrera

“Miradouro” investiga tempo, paisagem e cartografia

(Rio de Janeiro, RJ)

Raphael Fonseca é o curador de “Miradouro”, que começou nesta quarta-feira, 21 de março, no Paço Imperial. Ocupando três salas do segundo andar da instituição, a exposição reúne cerca de quinze trabalhos recentes da artista plástica Suzana Queiroga. As obras, todas de grandes dimensões, caminham por diversos suportes:

– Há trabalhos na linguagem da pintura, área na qual seu trabalho foi inicialmente institucionalizado nos anos 1980 e o qual pesquisa sistematicamente. Há trabalhos realizados na linguagem mais próxima ao desenho e à pesquisa de diferentes materialidades de papel. E há também, por fim, trabalhos em vídeo que exploram a relação entre a documentação da paisagem e sua exploração por meio do desenho e da pintura – enumera Fonseca, membro do Comitê de Indicação desta edição do Prêmio PIPA.

Apesar de espalharem-se por diversas mídias, os trabalhos são atravessados por questões recorrentes sobre tempo, paisagem e cartografia. A última, aliás, é encarada de maneira ampla por Suzana: “Minha pesquisa envolve a cartografia do tempo, do infinito”, explica. Entre os trabalhos, destacam-se o inédito “Nuvem” (2013), composto por 24 papéis vegetais banhados em pigmentos da cor de “uma nuvem carregada”; o vídeo “Atlas” (2015), em que um olho observa o interior de um globo terrestre em constante mutação; e a instalação “Topos” (2017), em que recortes em feltro sobre o chão representam cartografias de cidades reais e imaginárias.

Por fim, “Miradouro” ainda conta com uma grande parte documental, com pesquisas e estudos de ateliê, incluindo desenhos, estudos, mapas, entre outros. Uma oportunidade rara de adentrar o processo e o local de trabalho de um artista. Confira alguns dos trabalhos que participam da exposição:

“Miradouro”, individual de Suzana Queiroga
Curadoria de Raphael Fonseca
Em cartaz de 22 de março a 27 de maio de 2018

Paço Imperial
Praça XV de Novembro, 48 – Centro
Funcionamento: ter – sex, 12h às 19h; sáb & dom, 12h às 18h
T: (21) 2215.2093



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA