Thiago Martins de Melo, "Barbara Balaclava" (still), 2016 Dragão do Mar Centro de Arte e Cultura

Cinco mostras paralelas acontecem em “/ Simultâneos /”

(Fortaleza, CE)

Cinco mostras paralelas compõem “/ Simultâneos /”, inaugurada no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), localizado no Dragão do Mar Centro de Arte e Cultura, na quinta-feira passada, 08 de março. Com individuais de Thiago Martins de Melo e Lis Paim, duas exposições de acervo e uma instalação de Ricardo Basbaum, a exposição fica em cartaz até o último domingo de abril.

Indicado ao Prêmio PIPA pela quarta vez este ano, o finalista de 2014 Thiago Martins de Melo exibe na exposição o vídeo “Bárbara Balaclava”. A animação (que se define como uma “narrativa anarco-xamanista de transcendência da luta anticolonialista”) mistura desenhos e pinturas em diversos suportes para discutir o colonialismo através da jornada de uma mártir anônima desde a desapropriação e massacre da sua aldeia até sua morte, torturada por policiais.

Outro vídeo exibido em “/ Simultâneos /” é “Montar uma Ruína”, de Lis Paim. O trabalho exibe o processo de abandono e descaso sofrido pelo prédio do Alagoas Iate Clube (localizado em uma praia de Maceió, em Alagoas) desde 2012 até 2017. Desapropriado, abandonado pelo Estado, ocupado por moradores de rua e por traficantes e ameaçado de destruição, o modernista “Alagoinha” – cujo momento de glória também aparece no filme através de fotografias e fitas VHS e K7 – foi cenário dos principais eventos sociais alagoanos por 48 anos antes de tornar-se uma ruína.

Já as duas mostras de acervo debruçam-se sobre assuntos mais domésticos, por assim dizer. Uma delas apresenta fragmentos de álbuns de família feitos pelo “Studio Saraiva”, localizado em Crato, no Cariri cearense, na metade do século passado. A seleção de imagens exibidas, tiradas em Várzea Alegre, revela como o uso da fotopintura (que utiliza pintura para criar mais detalhes em fotografias) revolucionou a técnica fotográfica no país. Já a segunda, exibida na Sala Experimental, reúne imagens retiradas do Acervo do MAC e da Pinacoteca do Estado do Ceará que apresentam uma espécie de “energia feminina”. Com curadoria de Carolina Vieira, a mostra parte de duas imagens de Nossa Senhora para discutir obras que remetem a noções de trama, memória e conexão.

Por fim, Ricardo Basbaum exibe sua instalação “Você gostaria de participar de uma experiência artística?”. Participativa, ela pede que os visitantes levem para casa um objeto de aço pintado e realizem, com ela, a tal “experiência artística” do título. O trabalho revela o conjunto de protocolos que molda a arte contemporânea.

Uma das fotopinturas de Telma Saraiva exibidas na mostra do “Studio Saraiva”

“/ Simultâneos /”
Em cartaz de 08 de março a 29 de abril de 2018

Dragão do Mar Centro de Arte e Cultura – Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE)
R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema
Funcionamento: ter – sex, 9h às 19h; sáb, dom & feriados, 14h às 21h
T: (85) 3488-8600
Entrada gratuita



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA