Tatiana Blass, "Vitrine_Algodão #7", 2017, guache sobre tela de algodão, 60 x 80 cm Celma Albuquerque Galeria de Arte

Cenários e personagens se confundem em individual de Tatiana Blass

(Belo Horizonte, MG)

Na fachada de vidro da Celma Albuquerque Galeria de Arte, um casal de manequins de cera veste roupas de gala. À medida que os dias passam e a luz incide sobre eles, no entanto, os manequins derretem, cobrindo de um líquido branco viscoso suas elegantes vestes negras. A obra inédita de Tatiana Blass é uma das que integram “Vitrine_Algodão: Bonecos sem descanso”, exibida  na galeria desde o sábado passado, 03 de março. Além dela, a individual ainda conta com cerca de outros 20 novos trabalhos da artista, entre pinturas, intervenções e vídeos, e um texto poético assinado pela escritora Laura Cohen Rabelo.

Divididas em dois grupos (“Teatro – Vitrine” e “Teatro – Algodão”), as pinturas em vidro e algodão dão continuidade à pesquisa da vencedora do Prêmio PIPA 2011 sobre o espaço pictórico enquanto espaço dramático. Nelas, os personagens – ora clientes, passantes e manequins diante de vitrines de loja, ora atores em peças de teatro cujos cenários são ambientes domésticos – são absorvidos pelo espaço ao seu redor, confundindo as supostas duas dimensões dos desenhos.

Já os três vídeos exibidos datam de 2016. Pertencentes à série “Desprofissão”, eles exibem trabalhadores de três áreas exercendo sua profissão ao contrário. Assim, um lavador de carros suja um carro de barro; uma manicure pinta a mão de uma cliente, mas deixa suas unhas intactas; e um pichador apaga com tinta branca uma parede grafitada. Por fim, uma instalação completa a individual. Nela, um par de sapatos femininos incrustados no chão de cimento convida os visitantes a brincarem de Cinderela.

Conheça o trabalho da vencedora do Prêmio PIPA 2011 em uma entrevista para o Prêmio PIPA:

“Vitrine_Algodão: Bonecos sem descanso”, individual de Tatiana Blass
Texto expositivo de Laura Cohen Rabelo
Em cartaz de 03 de março a 07 de abril de 2018

Celma Albuquerque Galeria de Arte
Rua Antônio de Albuquerque, 885 – Lourdes
Funcionamento: seg – sex, 9h às 19h; sáb, 9h30 às 13h
T: (31) 3227-6494
contato@galeriaca.com



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA