Cabelo, "Luz com Trevas"

Cabelo mistura música e artes visuais em individual

(Rio de Janeiro, RJ)

“Aqui não é Hollywood/ É na real que o bicho pega”, canta Cabelo no rap “Luz com Trevas”. A composição inspirou a individual que ele inaugura nesta terça-feira, 20 de março, no Espaço Cultural BNDES. Nela, o artista visual, músico e poeta apresenta trabalhos antigos e inéditos no que a curadora Lisette Lagnado define como “anti-exposição”.

Os trabalhos inéditos, aliás, têm tudo a ver com a música que dá nome à mostra. Integrante do álbum “Cabelo Cobra Coral”, ainda em fase de gravação, e produzido por Kassin e Nave, seu universo poético deflagrou propostas de ações coletivas e a produção de pequenos filmes e objetos, como os “ovos-bomba”.

– O ovo-bomba retoma a teoria do não-objeto de Ferreira Gullar. Quando manipulado por artista e participantes, funciona como um coquetel Molotov, um bólide que atravessa a atmosfera de um espaço qualquer e instaura um ritmo novo, um compromisso com a potência da poesia – filosofa Lisette, membro do Comitê de Indicação do Prêmio PIPA 2016.

Como não podia deixar de ser, a música também dá o tom na inauguração de “Luz com Trevas”, a primeira individual do artista em três anos – sua última aparição solo foi em “Obrigado, volte sempre”, na Gentil Carioca, em 2015. Com direito a uma apresentação ao vivo com músicos e dançarinos convidados, a ideia é que Cabelo vire mestre de cerimônias a partir das 18h, convidando todos os presentes a ativar poeticamente o espaço expositivo. Veja algumas das obras inéditas de Cabelo na exposição:

“Luz com Trevas”, individual de Cabelo
Curadoria de Lisette Lagnado
Em cartaz de 21 de março a 11 de maio de 2018
Abertura: Terça-feira, 20 de março, de 18h às 21h

Espaço Cultural BNDES
Av. Chile, 100 – Centro
Funcionamento: seg – sex, 10h às 19h (exceto feriados)
T: (21) 2052-6701/ 3747-9506
espacobndes@bndes.gov.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA