André Ricardo, "Campo Limpo", 2016, aquarela e óleo sobre papel, 24 cm x 32 cm André Ricardo

“Pretatitude” traça panorama da arte afro-brasileira hoje

(Ribeirão Preto, SP)

André Ricardo, Eneida Sanches, Sonia Gomes e Washington Silvera são alguns dos artistas que participam de “Pretatitude – Emergência, Insurgência, Afirmação”, exposição inaugurada no SESC Ribeirão Preto na sexta-feira passada, 23 de fevereiro. Exibindo ainda obras de outros sete artistas, a mostra curada por Claudinei Roberto traça um panorama da arte afro-brasileira contemporânea.

– Se a arte afro-brasileira constitui hoje uma realidade incontornável, isto se deve ao trabalho e atitude persistente de toda uma coletividade de artistas, pesquisadores, curadores, instituições, museus, galerias e, claro, colecionadores – observa o curador Claudinei Roberto em uma entrevista para o portal A Cidade ON.

Entre os trabalhos, há fotografias, desenhos, pinturas, gravuras, esculturas, e até mesmo uma novela gráfica e uma performance. Alguns deles discutem especificamente a herança e identidade afrodescendente. É o caso das fotografias de Wagner Celestino, que aproximam-se do fotojornalismo para registrar o cotidiano de pessoas negras. Já outros autores, como André Ricardo, escolhem uma gramática mais abstrata para expressar sua visão de mundo.

A escolha não é, no entanto, menos política. Afinal, como o artista explicou na mesma entrevista, muitos dos trabalhos exibidos em “Pretatitude” refletem o contexto no qual foram produzidos. “Comboio Ferroviário” (2009 – 2011), por exemplo, tem origem no percurso de trem que Ricardo enfrentava todo dia para ir à faculdade. Já as pinturas de “Campo Limpo” foram inspiradas no bairro periférico de mesmo nome, onde o artista reside. Confira algumas vistas da exposição:

“Pretatitude – Emergência, Insurgência, Afirmação”, coletiva com Aline Motta, André Ricardo, Eneida Sanches, Janaína Barros, Laércio, Lidia Lisboa, Luiz 83, Marcelo D’Salete, Márcio Marianno, Peter de Brito, Sidney Amaral, Sonia Gomes, Wagner Celestino e Washington Silveira
Curadoria de Claudinei Roberto
Em cartaz de 23 de fevereiro a 06 de maio de 2018

SESC Ribeirão Preto (Sala de Exposições)
Rua Tibiriça, 50 – Centro
Funcionamento: ter – sex, 13h30 às 21h30; sáb, dom & fer, 10h às 18h
T: (16) 3977-4477
agendamento@ribeirao.sescsp.org.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA