Raquel Stolf, "As coisas que eu não disse", 1998 Museu de Arte de Ribeirão Preto

A palavra é conjugada no feminino em “Biblioteca: Floresta”

(Ribeirão Preto, SP)

A relação entre a palavra e as artes visuais parece estar em voga neste início de 2018. Afinal, em apenas uma semana, abriram duas exposições sobre o tema em duas cidades diferentes: a primeira, “Biblioteca: Floresta”, teve sua estreia na sexta-feira, 23 de fevereiro, no Museu de Arte de Ribeirão Preto (MARP); já a segunda, “Palavra Viva”, é inaugurada no SESC Palladium nesta terça-feira, 27 de fevereiro.

No entanto, se “Palavra Viva” traça um panorama mais amplo da poesia visual no país, “Biblioteca: Floresta” – um dos eventos de comemoração de 25 anos do MARP – centra a sua investigação na mulher e seu lugar de fala da contemporaneidade. Usando livros, ficções, fabulações imagéticas, áudios, desenhos, pinturas, performances, textos e instalações site-specific como suporte, as 18 artistas que participam da mostra (entre elas, Lúcia M. Loeb, Maíra Dietrich, Raquel Stolf e Regina Parra) reivindicam um olhar apurado do público para a palavra como matéria prima enquanto discutem experimentações que unem artes visuais e literatura.

Curada por Galciani Neves em parceria com a artista Simone Moraes (atualmente em residência no MARP), a mostra é um desdobramento do Projeto Biblioteca Pedro Manuel-Gismondi. Com aproximadamente 3.000 itens, a biblioteca do crítico de arte foi doada em 2007 ao MARP, e inclui publicações e periódicos de arte e literatura italianos.

“Biblioteca: Floresta”, coletiva com Aline van Langendonck, Andrea Tavares, Fernanda Porto, Janina McQuoid, Laura Berbert, Lívia Aquino, Lúcia M. Loeb, Maíra Dietrich, Mayra Martins Redin, Natalie Salazar, Paloma Durante, Raphaela Melsohn, Raquel Stolf, Regina Parra, Renata Cruz, Santarosa Barreto, Simone Barreto e Simone Moraes
Curadoria de Galciani Neves e Simone Moraes
Em cartaz de 24 de fevereiro à 06 de abril de 2018

Museu de Arte de Ribeirão Preto (MARP)
Rua Barão do Amazonas, 323
Funcionamento: ter – sex, 9h às 18h; sáb de março, 12h às 17h
T: (16) 3635 2421 / 3941 0089



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA