Marcelo Cidade, vista de "Expansão por Subtração" no stand da Bruno Múrias da ARCOMadrid 2018 Galeria Bruno Múrias

Brasileiros conquistam prêmios na ARCOMadrid 2018

(Madri, Espanha)

O Brasil foi com tudo para a ARCOMadrid 2018. Além de ser o país latino-americano com maior número de galerias na feira – são 15 espaços do Rio e de São Paulo –, os brasileiros conquistaram dois prêmios no evento. O primeiro deles, de melhor stand do setor Opening, foi dado à Galeria Cavalo nesta quarta-feira, 21 de fevereiro. O segmento, curado por Stefanie Hessler e Ilaria Gianni nesta edição da feira, é destinado a galerias inauguradas há menos de sete anos. Já o segundo, o XI Prémio illy SustainARt, foi concedido ao artista Marcelo Cidade ontem, 22 de fevereiro, que ganhou €15 mil em reconhecimento a sua obra “Expansão por Subtração”.

Exibida no stand de Bruno Múrias (ex-Múrias Centeno), a obra faz referência aos sistemas de segurança precários e populares que costumam usar cacos de vidros em sua construção. De acordo com o júri, formado por Adriano Pedrosa, María Inés Rodríguez e Carlo Bach (o último, diretor artístico de illycaffè), “Expansão” representa “uma crítica reivindicativa à política destrutiva e ditatorial do lugar onde vive”.

Já a premiação recebida pela Galeria Cavalo é velha conhecido de seus diretores, Ana Elisa Cohen (membro do Comitê de Indicação 2018) e Felipe Pena. Em 2016, na feira italiana Artissima, eles também ganharam melhor stand, daquela vez do setor New Entries. O projeto expositivo de então contava com obras de Felipe Cohen e Wagner Malta Tavares. Desta vez, foram obras de Marina Weffort e Pablo Pijnappel que valeram o reconhecimento à Cavalo, em um stand que combina os “Tecidos” de Marina a uma vídeo-instalação de Pijnappel. Intitulada “Exercícios Sensuais”, o vídeo transpõe os ensinamentos de um manual de sedução estadunidense dos anos 70 para o Rio de Janeiro de hoje – não de maneira muito bem-sucedida, vale acrescentar.

Outros destaques brasileiros da 37ª edição da ARCOMadrid são os trabalhos dos artistas Opavivará (na exposição especial “El futuro no es lo que va a pasar, sino lo que vamos a hacer”), Tamar Guimarães (em duo com Armando Andrade Tudela na Fortes D’Aloia & Gabriel), Dora Longo Bahia (que exibe uma série inédita no stand da Galeria Vermelho) e Túlio Pinto (em solo na Baró Galeria).

ARCOMadrid 2018
Em cartaz de 23 a 25 de fevereiro de 2018
Preview (apenas para convidados): quarta e quinta-feira, 21 e 22 de fevereiro, respectivamente

IFEMA
Avenida del Partenón, 5 (Feria de Madrid, Pabellones 7 y 9)
Horário de funcionamento: 12h às 20h
facebook.com/FeriaARCO | instagram.com/feriaarco | @FeriaARCO



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA