Ingrid Bittar, "Santa", 2013

Ingrid Bittar ministra workshop estendido de colagem

(Rio de Janeiro, RJ)

Em uma imagem, uma moça, rodeada de brilhantes, reage ao puxão de uma mão masculina. “Que absurdo!”, parece exclamar. Na outra, uma figura com cabeça de pássaro e corpo de homem deita-se, relaxada. Seus pés repousam sobre um amontoado de membros e animais marinhos. Examinando os trabalhos, de autoria da carioca Ingrid Bittar, é até difícil imaginar que cada um de seus componentes veio de um lugar diferente – de um livro didático, digamos, ou de uma revista antiga. Mas são, afinal, colagens, que reapropriam e reconfiguram fotografias e ilustrações alheias. Uma tarefa que exige, além de criatividade, delicadeza e precisão.

Apesar de difícil, o exercício não é impossível. Pelo menos é isso que garante Ingrid, indicada ao Prêmio PIPA em 2016. De 13 de janeiro a 03 de fevereiro, a artista ministra um workshop estendido sobre a técnica no Atelier 14, no Casarão das Artes em Laranjeiras. As quatro aulas de três horas cada apresentam uma base técnica da colagem, incluindo corte e acabamento, focando sempre no uso da cola bastão (que dá velocidade ao processo). Além disso, os participantes podem usar o material garimpado pela própria artista ao longo dos anos para criar as suas obras.

– O foco será na produção e no acompanhamento do trabalho – resume Bittar. – Esse formato [do workshop estendido] permite não só que o participante se familiarize com o material e a técnica, mas que a gente consiga trabalhar outros aspectos cruciais do trabalho, como a curadoria de materiais e o acompanhamento e análise da produção realizada nos encontros.

“Workshop estendido de colagem”, ministrado por Ingrid Bittar
Dias 13, 20 e 27 de janeiro e 03 de fevereiro, de 10h às 13h
Investimento: R$600
Inscrições e dúvidas: ib@ibbritta.com/ (21) 98718-0192

Atelier 14 (Casarão das Artes)
Rua Mario Portela, 285 – Laranjeiras
T: (21) 98718-0192
ib@ibbritta.com/



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA