(Rio de Janeiro, RJ)
A exposição “Ex África” chega ao CCBB RJ no dia 20 deste mês, depois de uma temporada no CCBB de Belo Horizonte. Apresentando uma visão da África a partir do trabalho de 18 artistas africanos e dois artistas afrobrasileiros, Arjan Martins e Dalton Paula, a exposição propõe um olhar livre de estereótipos e ‘lugares-comum’ sobre a África, enfatizando sua diversidade e complexidade.
Em um momento em que a herança africana e negritude estão sendo intensamente discutidas no Brasil, “Ex África” também reflete sobre o papel fundamental desta herança na formação da identidade brasileira. Explorando a vastidão da cultura e da arte africana, marcada por processos de aculturação e cruzamentos culturais, a exposição apresenta um panorama da produção artística no continente numa das maiores de arte africana contemporânea realizadas no Brasil.
No dia 22 de janeiro, o curador da exposição, Alfons Hug, discute a produção artística e os caminhos entre Brasil e África em uma palestra com o artista egípcio Youssef Limoud e o brasileiro Arjan Martins. O último, aliás, participou recentemente de uma exposição no Brazilian Quarter de Lagos (Nigéria), bairro construído por antigos escravos retornados à África.
“Ex África”, exposição coletiva
Curadoria de Alfons Hug
Em cartaz de 20 de janeiro a 26 de março de 2018
CCBB RJ
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Funcionamento: qua – seg, 9h às 21h
T: (21) 3808-2020