(Rio de Janeiro, RJ)
Rodeada de uma série de estereótipos – praia, natureza, malandragem, samba, violência, favela –, a “Cidade Maravilhosa” é, ao mesmo tempo, paradisíaca e perigosa, idílica e trágica. As ambiguidades e contrastes do Rio de Janeiro são explorados na coletiva “Jardim das delícia com juízo final”, que abre esta quinta, 01 de fevereiro, na Galeria Cavalo.
O título da exposição faz referência a duas obras do pintor medieval Bosch sobre o inferno e o paraíso, sugerindo que a cidade do Rio tem em si essas duas dimensões. A falta do plural no ‘delícia(s)’ aponta, também, para o engessamento provocado pelos reducionismos atribuídos à cidade e suas representações repetidas.
Curada pelo paulista Pedro Caetano, a exposição reúne os trabalhos de 21 artistas, 9 já indicados ao Prêmio PIPA – entre eles o vencedor do Prêmio PIPA 2012 Marcius Galan e o próprio Pedro Caetano. Carregando todo um imaginário do Rio no seu quase-estrangeirismo, o artista-curador organiza as obras em dois cenários antagônicos nas salas da galeria: a serenidade das obras na sala de entrada se contrapõe à montagem conturbada da seguinte.
Caetano encontrou no álbum ‘Nelson Cavaquinho’ (1973) e no curta metragem de mesmo nome lançado por Leon Hirszman em 1969, ambos reproduzidas na exposição, a ligação entre o Rio de Janeiro histórico, o Rio estereotipado e o Rio atual. “É uma exposição que presta homenagem à cidade, essa que fica entre as duas pinturas do Bosch, entre a beleza e a violência, o Rio da Anitta e um outro Rio, o do Nelson, do Cartola, do Noel Rosa e etc”, comenta o curador.
“Jardim das delícia com juízo final”, coletiva com Adriano Costa, Alberto Simon, Alexandre da Cunha, Alvaro Seixas, Erika Verzutti, Jac Leirner, Jarbas Lopes e Laura Lima, Leda Catunda, Marcelo Cipis, Marcius Galan, Marina Perez Simão, Marina Weffort, Paulo Monteiro, Pedro Caetano, Ricardo Alcaide, Tiago Tebet, Tiago Mestre, Tiago Carneiro da Cunha, Nelson Cavaquinho and Leon Hirszman
Curadoria de Pedro Caetano
Em cartaz de 01 de fevereiro até 21 de abril de 2018
Galeria Cavalo
Rua Sorocaba, 51– Botafogo
Funcionamento: ter – sex, 12h às 20h; sáb, 13h às 17h
T: (21) 2267-7654
info@galeriacavalo.com