(Belo Horizonte, MG)
A nova exposição da Galeria Periscópio, “Da diversidade vivemos”, coloca em xeque a expressão “política não se discute”. A coletiva marca um posicionamento político da galeria em favor da liberdade de expressão e da cena artística diante de um contexto ainda recente de retaliações à arte contemporânea brasileira.
“Da diversidade viemos” parafraseia as últimas palavras do manifesto de Hélio Oiticica, “da adversidade vivemos”. Jogando com as palavras e transformando a frase de Hélio, o título já apresenta a proposta da exposição: reforçar que é possível conviver com a diversidade de ideias, opiniões, expressões, hábitos, etc. A seleção dos artistas já indica essa pluralidade: reunindo nomes consolidados da arte brasileira, como Amilcar de Castro e Iberê Camargo, com nomes da cena contemporânea, como o finalista do Prêmio PIPA 2017 Éder Oliveira e Guto Lacaz, a exposição propõe um diálogo entre gerações, temáticas e linguagens.
“Da diversidade vivemos”, coletiva com Amilcar de Castro, Ana Linnemann, Andréa Brown, Bruno Faria, Camila Lacerda, Éder Oliveira, Fábio Baroli, Fábio Tremonte, Guto Lacaz, Henrique Detomi, Iberê Camargo, José Lara, Letícia Grandinetti, Lorenzato, Lucas Dupin, Marc Davi, Marcelo Drummond, Márcio Diegues, Marco Maria Zanin, Marcone Moreira, Patrícia Leite, Rafael RG, Randolpho Lamonier, Rodrigo Albert, Wilson Baptista.
Em cartaz de 03 de janeiro até 27 de janeiro de 2018
Galeria Periscópio
Av. Álvares Cabral, 534 – Lourdes
Funcionamento: qui – dom, 10h às 18h30; sáb, 10h às 14h
T: (31) 3567-0881
contato@periscopio.art.br