(São Paulo, SP)
Os bastidores do processo criativo de 12 artistas, entre eles 8 já indicados ao Prêmio PIPA, são revelados e expostos em “Prova de artista”, coletiva na Galeria Fortes D’Aloia & Gabriel. O título faz referência a um termo usado originalmente na gravura, que denomina as cópias que o autor reserva para si – à parte da edição final da obra – e faz alusão à relação de intimidade o artista mantém com o próprio trabalho, uma relação construída pelo processo de pesquisa e produção.
A palavra chave de “Prova de artista” é ‘processo’. A exposição se debruça sobre as decisões e escolhas estéticas do artista para construir o trabalho, suas inquietações com relação a ele, suas dúvidas e sua metodologia. Quase como um sistema retroalimentativo, algumas das obras na mostra evidenciam como a concepção e produção de um trabalho geram resquícios que podem dar origem a outro, de maneira que um processo alimenta outro. É o caso da série “Desenhos”, da Lucia Laguna, feito a partir das sobras materiais que a artista usa em suas telas e que traduzem, numa outra linguagem, a sua pesquisa formal desenvolvida na pintura.
Outros artistas revistam velhos trabalhos, tidos como ‘experimentos’ ou ‘rascunhos’, para retrabalhá-los e repensá-los, como é o caso de “Retalhos de Plástico”, da Leda Catunda, membro do Comitê de Indicação do Prêmio PIPA 2017. Tido pela artista como um estudo, o trabalho permanecia inédito e “esquecido” até então, podendo agora adentrar novos territórios semânticos. A exposição expõe ainda a progressão de trabalhos contínuos, em andamento, como a série Radiador Bruto 5, iniciada em 2017, do Cristiano Lenhardt, e “Veermer”, iniciada em 1997, do Mauro Restiffe.
“Prova de artista”, coletiva com Cabelo, Cristiano Lenhardt, Jac Leirner, Leda Catunda, Lucia Laguna, Luiz Zerbini, Mauro Restiffe, Odires Mlászho, Pedro França, Rodrigo Cass, Rodrigo Matheus, Sara Ramo
Em cartaz de 16 de dezembro de 2017 até 24 de fevereiro de 2018
Fortes D’Aloia & Gabriel
Rua Fradique Coutinho, 1500
Funcionamento: ter – sex, 10h às 19h; sáb, 10h às 18h
T: (11) 3032 7066