Lucio Salvatori, da série "Combustioni", 2007

“Metaelementi”, individual de Lucio Salvatore, no MAM-Rio

(Rio de Janeiro, RJ)

O MAM-Rio abre neste sábado, 9 de dezembro, a exposição individual do artista Lucio Salvatore. Com curadoria de Fernando Cocchiarale e Fernanda Lopes, “Metaelementi” reúne trabalhos emblemáticos e inéditos do artista que partem dos elementos da natureza – identificados pelos filósofos pré-socráticos como princípios do universo – para transcendê-los a partir de contextos socioeconômicos e políticos. “Atravessando temas como tecnologia, o sistema de arte e geopolítica, Salvatore “explora o ‘humanismo’ dos elementos dentro das dinâmicas da produção industrial, tecnológica, da disputa de poder e da própria arte”, explica Cocchiarale.

A exposição é composta por fotografias, instalações, vídeos e pinturas, organizadas de maneira a formar diálogos dentro da própria trajetória do artista ao criar aproximações entre obras do começo de sua pesquisa artística – como as da série “Combustioni” (2004), que usa o fogo – a trabalhos recentes, como a obra “É Pão É Pedra”.

Os elementos da natureza aparecem na obra do artista sempre de maneira ampliada, fazendo referência a tramas políticas e sociais. O fogo está em trabalhos como “The Road Ahead”, vídeo que registra os incêndios criminosos no sul da Itália, onde o artista tem seu ateliê, em 2004, e “Apagões – Amnésias”, série de fotografias que desdobram a pesquisa do artista sobre os incêndios. Sobre as fotos dos incêndios de 2004, Salvatore apagou com tinta as imagens das chamas, buscando “anular simbolicamente os efeitos devastadores de atos criminosos, causados por ‘amnésias’, por ignorância”, explica o artista.  A terra aparece em “Quadrado Preto”, série obras desenvolvidas dentro de pedreiras, em uma combinação de processos que envolvem performance, escultura e pintura. O ar está em “Post-Ar”, trabalho no qual o artista ‘desloca’ o ar de florença para o Rio de Janeiro pelo correio internacional, num gesto irônico e ácido de inscrever um elemento invisível e indivisível “no sistema burocrático surreal da sociedade global contemporânea”.

“Metaelementi”, individual de Lucio Salvatore
Curadoria de Fernando Cocchiarale e Fernanda Lopes
Em cartaz de 09 de dezembro de 2017 até 25 de fevereiro de 2018

MAM- Rio
Av Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo
Funcionamento: ter –sex, 12h às 18h; sáb – dom, 11h às 18h
T: (21) 3883 5600



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA