Pitágoras Lopes, 2017

Coletiva discute a importância do colecionismo para preservação de memória e conhecimento

(Brasília, DF)

“Os fios e a trama: arte e colecionismo”, coletiva na Referência Galeria de Arte que começa na próxima segunda, 11 de dezembro, discute a importância da criação de coleções privadas, como forma de preservação do patrimônio artístico e de fomento à produção de conhecimento. O curador da exposição, Márcio Tavares, traça um paralelo entre a prática do colecionismo com o ato de tecer; as obras como fios conceituais que costuram a trama da história da arte, expondo suas fases, mudanças e permanências.  

A coletiva apresenta em três blocos geracionais um percurso da história da arte brasileira ao longo de cinco décadas em um exercício do pensamento colecionista que para além do desejo de acumular objetos de arte, move um sistema que produz constantemente questionamentos e conhecimento. Partindo do acervo da própria galeria, o curador selecionou obras de 27 artistas brasileiros, incluindo o vencedor do PIPA Online popular 2014 Diego de Santos, Adriana Vignoli, Christus Nóbrega e Iole de Freitas, membro do Comitê de Indicação do Prêmio PIPA 2010. Os trabalhos são exibidos em justaposição, oferecendo diálogos e confrontos entre as obras, e desenham um panorama da trajetória da arte no Brasil.

“Os fios e a trama: arte e colecionismo” busca ainda levantar questionamentos sobre a prática do colecionismo, lembrando que o desejo de acumular objetos de arte atravessa questões fundamentais sobre a formação do gosto, sobre dispositivos psicológicos na relação com a arte e sobre a relação e articulação entre o mundo econômico e o mundo cultural na conformação do sistema de arte. “A formação de uma coleção ou de um acervo assume uma tomada de posição sobre o mercado de arte, a preservação do patrimônio artístico, a projeção da produção emergente e até mesmo sobre a hierarquização social dos valores estéticos”, afirma o curador.

No dia 19 de dezembro, a galeria convida o público para uma conversa aberta com o curador aberta para falar de colecionismo e sistema da arte.

“Os fios e a trama: arte e colecionismo”, coletiva com Adriana Rocha, Adriana Vignoli, Alex Cerveny, Alex Flemming, Athos Bulcão, Carlos Vergara, Christus Nóbrega, Claudio Tozzi, David Almeida, Diego de Santos, Fernando Lucchesi, Galeno, Gê Orthof, Iole de Freitas, Jacques Faing, João Angelini, Leda Catunda, Patrícia Bagniewski, Paulo Whitaker, Pedro Gandra, Pitágoras Lopes, Ralph Gehre, Raquel Nava, Rodrigo de Almeida Cruz, Samico, Virgílio Neto e Walter Goldfarb.
Curadoria de Márcio Tavares
Em cartaz de 11 de dezembro de 2017 até 03 de março de 2018

Referência Galeria de Arte
CLN, 202, Bloco B, Loja 11 – Asa Norte
Funcionamento: seg – sex, 12h às 19h; sáb, 12h às 17h
T: (61) 3963-3501
referenciagaleria@gmail.com

 

 



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA