(Rio de Janeiro, RJ)
Em um mundo carregado de estímulos visuais e sonoros e marcado pelo volume constante de informações, a pausa e o silêncio são cada vez mais raros. Com uma paleta rebaixada e uma geometria delicada, as obras expostas em “Ma”, coletiva na Luciana Caravello Arte Contemporânea que começa hoje, 22 de novembro, “caminham na contramão de um presente marcado pelo regime do espetáculo, da aceleração e da hipervisibilidade”, afirma a curadora Luisa Duarte, membro do Comitê de Indicação do Prêmio PIPA 2015.
“Ma” é a terceira exposição de um projeto recente da curadora Luisa Duarte, cuja pesquisa se desenvolve em torno da importância do vazio, da pausa, não como um lugar de inércia, mas como gestação para novas experiências. O nome da mostra surgiu a partir de um texto da crítica e curadora Kiki Mazzuchelli, também membro do Comitê de Indicação do Prêmio, mas em 2016, sobre uma das de Paloma Bosquê que estava presente em uma dessas mostras anteriores, e faz referência à uma palavra japonesa que descreve a experiência do espaço preenchido de temporalidade e subjetividade.
São produções recentes e trabalhos inéditos de 19 artistas, incluindo dez artistas já indicados ao Prêmio (entre eles André Komatsu, finalista em 2011, Leticia Ramos, finalista em 2015 e Marcius Galan, vencedor do Prêmio PIPA 2012), que incorporam a noção de pausa e silêncio. “Em meio a uma época na qual a arte é convocada a escolher e verbalizar, constantemente, uma posição sobre o mundo, ou seja, possuir um discurso, escolher um lado, narrar situações do âmbito real, ‘Ma’ surge recordando a importância da pausa, do intervalo, do vazio necessário para que algo possa, novamente, ser dito de forma potente”, diz a curadora.
“Ma”, coletiva com Alexandre Canonico, Ana Linnemann, André Komatsu, Anna Maria Maiolino, Daniel Steegmann Mangrané, Fernanda Gomes, Leticia Ramos, Lucas Simões, Manoela Medeiros, Marcius Galan, Maria Laet, Mira Schendel, Nicolás Robbio, Paloma Bosquê, Rodrigo Cass, Romain Dumesnil, Túlio Pinto, Valdirlei Dias Nunes e Vivian Caccuri
Curadoria de Luisa Duarte
Em cartaz de 22 de novembro até 21 de dezembro de 2017
Luciana Caravello Arte Contemporânea
Rua Barão de Jaguaripe, 387 – Ipanema
Funcionamento: seg – sex, 10h às 19h; sáb, 11h às 15h
T: (21) 2523-4696
contato@lucianacaravello.com.br