Marco Maria Zanin, "Praça Bandeira"

A paisagem urbana é o tema de “Elogiamos a Casa que se Abre a Perder de Vista”

(São Paulo, SP)

Um dos gêneros clássicos da história da arte, a paisagem ganha recorte urbano na coletiva “Elogiamos a Casa que se Abre a Perder de Vista”, que começa neste sábado, 02 de dezembro, na Galeria Bolsa de Arte. Com curadoria de Mario Gioia, a exposição traz obras de 21 artistas, entre eles Bruno Miguel, Ding Musa, Dirnei Prates, Layla Motta, Júlia Milward e Marina Camargo, mesclando nomes novos com outros já estabelecidos no mercado.

A exposição busca entender a paisagem urbana como um processo de acúmulo onde se sobrepõem camadas de significações. “Na paisagem urbana, temos sempre ruídos, interferências, quase nunca temos um horizonte limpo visualmente. Percebemos que essa matéria concreta, cinzenta, é algo introjetado. Esse tom está bem presente nos trabalhos”, diz Gioia.

Examinada em diversos contextos, a paisagem é colocada em relação ao corpo, a cultura e a subjetividade. Os trabalhos, muito diversos entre si, estão ligados pelo tema, mas se desdobram em diferentes caminhos, expondo as variadas possibilidades de se pensar a paisagem. A mostra está dividida em 5 subtemas, cada um deles explorando a paisagem de uma maneira, desde de seu sentido mais imediato, como ‘paisagem-natural’, passando pela ideia de território, onde a paisagem se torna um campo de disputa política, até chegar na paisagem como metrópole, caos e espaço de expressão popular.  

Este slideshow necessita de JavaScript.

“Elogiamos a Casa que se Abre a Perder de Vista”, coletiva com Alexandre Wagner, André Lichtenberg, Bruno Drolshagen, Bruno Miguel, Daniel Moreira e Rita Castro Neves, Ding MusaDirnei Prates, Gustavo Torrezan, Júlia Milward, Layla Motta, Leka Mendes, Leticia Lampert, Maíra Vaz Valente, Manuela Costa Lima, Marco Maria Zanin, Marina Camargo, Renata de Bonis, Roberta Tassinari, Shirley Paes Leme, Vera Chaves Barcellos, Xadalu
Curadoria de Mario Gioia
Em cartaz de 02 de dezembro de 2017 até 28 de janeiro de 2018

Galeria Bolsa de Arte
R. Mourato Coelho, 790 – Vila Madalena, SP
Funcionamento: seg – sex, das 10h às 19h; sáb, das 10h às 13h30
T: (11) 3097-9673/3812-7137
bolsadearte@bolsadearte.com.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA