(São Paulo, SP)
A artista Lenora de Barros expõe na Galeria Millan sua produção mais recente, resultado de uma temporada de pesquisa em Nova York onde se dedicou, em especial, a explorar a cerâmica. “Pisa na Paúra” examina temas como violência e medo por meio de diferentes suportes, incluindo vídeo, instalação, lambe-lambe e cerâmica.
A artista joga com a palavra “paúra”, que é sinônimo de medo e remete a “pavor” e de “espanto”, explorando a palavra de maneira visual, sensorial e poética, potencializando seu sentido. Logo na entrada do espaço expositivo, o visitante encontra duas grandes paredes cobertas com lambe-lambes com a expressão “pisa na paúra” escrita à mão. O texto se repete de forma obsessiva e rítmica, numa espécie de saturação semelhante ao medo disseminado pelos grandes meios de comunicação.
No centro da mesma sala, os visitantes serão convidados a pisar nas letras da palavra “paúra”, feitas de argila, que evocam literalmente o sentimento do título da exposição. Em paralelo a sua pesquisa em cerâmica, Lenora vinha fazendo experimentos com alvos usados em academias de tiro, numa exploração do tema da violência e de que maneira ela se desdobra em medo. Durante o processo de pesquisa, Lenora recolheu no lixo de uma academia de tiros em São Paulo alguns exemplares de alvos usados, que serão apresentados na mostra. “Chamou minha atenção a carga de violência contida nessas figuras em ‘decomposição’ após os tiros que receberam – imagens de corpos que nunca viveram, mas morreram de forma violenta”, comenta a artista.
“Pisa na Paúra”, individual de Lenora de Barros
Em cartaz de 21 de novembro até 20 de dezembro
Galeria Millan
Rua Fradique Coutinho, 1360 (Anexo: 1416) – Vila Madalena
T: (11) 3031 60 07
Funcionamento: ter–sex, 10h às 19h; sáb, 11h às 18h
galeria@galeriamillan.com.br