Sergio Pinzón

Duas exposições com curadoria de Ana Cândida de Avelar são inauguradas

(Brasilia, DF)

Os artistas Esvin Alarcon Lam, da Guatemala, e Sergio Pinzón, colombiano estabelecido em São Paulo, apresentam trabalhos inéditos, resultando do programa de Residência Artística OCA na Casa de Cultura da América Latina – CAL/UnB. Membro do Comitê de Indicação de 2017, Ana Avelar é a responsável pela curadoria de ambas as exposições.

– São artistas jovens, porém experientes, cujos trabalhos se voltam para as contradições da cidade contemporânea e que, em Brasília, encontraram um território paradoxal onde operar. Entretanto, cada um deles desenvolve poéticas bastante distintas e particulares.

A individual de Lam, “Detrito Federal”, dá uma nova forma a uma proposta antiga do artista, surgida ainda na Guatemala. Com abertura nesta quarta-feira, 22 de novembro, o site-specific aborda o monocromatismo através de peças de edifícios hoje demolidos de Brasília. “É uma exposição que faz alguns comentários sobre a vida nesta cidade que tem uma aparência quase monocromática. Habita nessa particularidade uma dinâmica entre presença e ausência, muito perceptível aos sentidos; uma relação dialética que de uma forma ou de outra é repetida em minhas obras.”

Já o projeto de Sergio Pinzón propõe a criação de um espaço de residência que segue o modelo da plataforma AirBnb. O trabalho opera, em princípio, como repetição, um espelhamento do próprio programa de residência onde o artista está inserido, uma residência dentro da residência. Ele faz uma mistura de estilos entre o mobiliário moderno dos anos 1960 produzido a partir de material reaproveitado (pallets) e objetos diversos como pinturas, souvenires e fotografias. O artista propõe, assim, criar uma experiência ‘aconchegante’ e confortável, a partir de elementos que são contraditórios ou opostos, e que convivem tanto na cidade quanto na decoração de espaços na atualidade. 

“Detrito Federal – Esvin Alarcón Lam”
Casa Niemeyer (SMPW Qd 26, Conj. 3, Casa 7, Epia Sul)
Em cartaz de 23 de novembro a 31 de janeiro
Abertura: 22 de novembro, às 20h

“Quarto Ideal: estilo e espaço no centro de Brasília – Sergio Pinzón”
Abertura: 21 de novembro, às 19h
Casa de Cultura da América Latina – CAL / UnB (SCS Quadra 04, Ed. Anápolis, 1º andar, sala 103)



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA